Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Sandra Maria dos-
dc.date.accessioned2025-11-21T11:30:39Z-
dc.date.available2025-11-21T11:30:39Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Sandra Maria dos. A festa de São João como um dos elementos identitários da sertanidade euclidense e o cordel como ferramenta pedagógica no ensino de história. 2025. 237 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23888-
dc.description.abstractThis research aims to contribute to the teaching of History by assisting ninth-grade teachers in addressing cultural identity, as outlined in General Competency 3 of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). The study focuses on the São João festival as one of the identity elements affirming sertanidade in Euclides da Cunha, Bahia. The central issue of this investigation arose from personal concerns and observations of teaching practices, in which we noticed the absence of a sense of belonging to the sertão among students at Colégio José Aras in Euclides da Cunha. The objective of this study is to reflect on the São João festival as a symbol of the affirmation of the sertanejo identity in Euclides da Cunha, considering the students’ sense of belonging to sertanejo culture. The theoretical analysis engages with the ideas of Hall (2022), Burke (2021), Cunha (2012), Albuquerque Jr. (2011), Priore (1994), among others. In terms of methodology, we adopted a qualitative approach, following the AulaOficina (Workshop-Class) model developed by Barca (2004), which we believe is highly effective in the historical learning process of students, providing a meaningful pedagogical experience. The Aulas-Oficinas, titled “For a Cultural and Identity Poetics of the Euclidense Sertão”, form the propositional part of this research, fostering the discussion of concepts through debates and practical activities that will culminate in the production of cordel literature. In addition, we conducted a survey of documentary sources and iconographic records, as well as applied questionnaires and semi-structured interviews with prominent members of the local community engaged in preserving the São João tradition. This approach aligns with the perspective of oral history and seeks to capture the perceptions of those involved regarding the sertão and São João culture. The research results highlight the São João festival as an essential cultural practice in Euclides da Cunha, playing a crucial role in community integration and strengthening the sense of belonging to the sertão. The Aulas-Oficinas proved to be an effective practice in the historical learning process, while the production of cordel emerged as a powerful methodology to bring students closer to their culture, encourage critical reflections, and strengthen cultural identity, fostering a dialogue with local culture and its roots.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectSertãopor
dc.subjectIdentidade sertanejapor
dc.subjectFestas juninaspor
dc.subjectEducação - Bahiapor
dc.subjectEuclides da Cunhapor
dc.subjectIdentidades culturaispor
dc.subjectCordelpor
dc.subjectHistory educationeng
dc.subjectSertanejo identityeng
dc.subjectWorkshop - Lessonseng
dc.titleA festa de São João como um dos elementos identitários da sertanidade euclidense e o cordel como ferramenta pedagógica no ensino de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Paulo Heimar-
dc.description.resumoEsta pesquisa visa contribuir para o ensino de História, auxiliando docentes do 9º ano do Ensino Fundamental no que se refere à identidade cultural, conforme dispõe a Competência Geral 3 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo tem como foco a festa de São João como um dos elementos identitários de afirmação da sertanidade em Euclides da Cunha, Bahia. O problema central desta investigação surgiu de inquietações pessoais e de observações da prática docente, na qual percebemos a ausência de um sentimento de pertencimento ao sertão entre estudantes do Colégio José Aras, em Euclides da Cunha. A proposta tem como objetivo refletir a festa de São João como um dos símbolos de afirmação da identidade sertaneja euclidense, pensando em torno do sentimento de pertencimento dos estudantes à cultura sertaneja. A análise teórica dialoga com as ideias de Hall (2022), Burke (2021), Cunha (2012), Albuquerque Jr. (2011), Priore (1994), entre outros. No que tange à metodologia, adotamos uma abordagem qualitativa, seguindo o modelo de Aula-Oficina desenvolvido por Barca (2004), que acreditamos ser altamente eficaz no processo de aprendizagem histórica dos estudantes, proporcionando uma vivência pedagógica significativa. As aulas-oficinas, sob o título “Por uma poética cultural e identitária do sertão euclidense”, especificamente a parte propositiva desta pesquisa, promovem a discussão de conceitos por meio de debates e atividades práticas que culminarão na produção de cordéis. Além disso, realizamos um levantamento de fontes documentais e registros iconográficos, como também aplicamos questionários e entrevistas semiestruturadas com membros proeminentes da comunidade local envolvidos na preservação da tradição junina. Essa abordagem se aproxima do viés da história oral e pretende captar as percepções dos envolvidos em torno do sertão e da cultura junina. Os resultados da pesquisa ressaltam a festa de São João como uma prática cultural imprescindível em Euclides da Cunha, que desempenha um papel crucial na integração da comunidade e no fortalecimento do sentimento de pertencimento ao sertão. As aulas-oficinas se mostraram uma prática eficaz no processo de aprendizagem histórica, enquanto a produção de cordel se revelou uma metodologia potente para aproximar os estudantes de sua cultura, promover reflexões críticas e fortalecer a identidade cultural, proporcionando, ao mesmo tempo, um diálogo com a cultura local e suas raízes.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDRA_MARIA_SANTOS.pdf5,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.