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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Proposta de modelo de negócio na área da saúde utilizando lean startup
Título(s) alternativo(s): Business model in the healthcare area using lean startup
Autor(es): Almeida, Jussiana Penha da Silva
Data do documento: 28-Fev-2024
Orientador: Rodriguez, Eliana Ofelia Llapa
Coorientador: Rodrigues, Iellen Dantas Campos Verdes
Resumo: Introdução: Lean Startup é um método de gestão e desenvolvimento empresarial que busca transformar uma ideia em um produto. Utiliza ciclos curtos de avaliação, o chamado ciclo construir-medir-aprender, para rejeitar ideias inviáveis e aprender rapidamente sobre as necessidades e problemas dos potenciais clientes. Utiliza diversas ferramentas para desenvolver e entregar um Produto Mínimo Viável (MVP), a versão simplificada do produto que visa testar e validar as hipóteses do estudo de forma tangível. Objetivo: Propor um Produto Mínimo Viável para apresentar um modelo de negócio, utilizando a metodologia Lean Startup, com foco no controle e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias para crianças de 4 a 6 anos. Método: Estudo metodológico delineado em duas das quatro fases: Fase 1 – identificação de hipóteses; Fase 2 – testagem das hipóteses de problemas; Fase 3 – testagem das hipóteses de solução; Fase 4 – análise dos dados coletados nas fases anteriores. Destaca-se que a fase três de solução não foi testada, sendo assim, substituindo essa fase e complementando a fase 2 foi apresentado um vídeo com dois contextos, no sentido de criar um futuro jogo educativo, o qual vem sendo realizado em seu código pela equipe de tecnologia do projeto guarda-chuva, não sendo alvo da presente pesquisa. O local do estudo foi definido e previamente ajustado de acordo com a população-alvo participante. A coleta de dados foi realizada de acordo com fases. Na Fase 1 foi realizada uma revisão bibliográfica com coleta de dados para subsidiar a formulação de hipóteses do problema. Na Fase 2 foram realizadas entrevistas semiestruturadas, no período de julho a agosto de 2023, com 60 responsáveis por crianças de 4 a 6 anos, que aceitaram participar da pesquisa, e adicionado uma revisão de literatura, base para a descrição do cenário de criação de um MVP de tecnologia educacional. Para análise dos dados produzidos nas Fases 1 e 2, utilizou-se estatística descritiva e analítica, com uso do teste de Fisher, por meio do software Jamovi (versão 2.2), considerando nível de significância de 5%. Os instrumentos utilizados na Fase 1 foram o Lean Canvas e o Business Model Canvas, na Fase 2 um guia de entrevista de solução adaptada e um formulário estruturado para descrever dois cenários. Resultados: Na Fase 1, as hipóteses do problema foram apresentadas no Lean Canvas, e o modelo de negócio proposto foi delineado na ferramenta Business Model Canvas. Na Fase 2, da entrevista, 51,7% dos participantes mencionaram que seu filho adoecia entre quatro e oito vezes por ano. Os participantes foram questionados sobre a importância de solucionar os três problemas levantados, com opções de respostas: muito importante, importante ou pouco importante para serem resolvidos. Os participantes indicaram que as três hipóteses foram consideradas muito importantes, com percentual de 70% para a hipótese “há recorrência de doenças infecciosas na faixa etária de 4 a 6 anos” e 80% para cada uma das hipóteses “baixa adesão às medidas de higiene geram doenças infecciosas e parasitárias” e “considera a higiene das mãos um hábito essencial, importante e pouco utilizado para a manutenção da saúde da população brasileira”. Ainda foi apresentada a proposta de MVP, com a metodologia Lean Startup, para a dissertação, sendo apresentados dois contextos em formato de vídeo, de uma tecnologia educacional com foco na higiene das mãos e na etiqueta respiratória, ambos cenários de prevenção e controle de infecções em crianças. A tecnologia idealizada utilizará gamificação e será continuada em pesquisas subsequentes; portanto, não está finalizado. Conclusões: Foi apresentada uma proposta de MVP, em fase de construção, baseada em um modelo de negócio, com foco no controle e prevenção de doenças infecciosas. A seu tempo foram descritas duas fases, seguindo a metodologia Lean Startup, para o seu desenvolvimento.
Abstract: Introduction: Lean Startup is a business management and development method that seeks to transform an idea into a product. It uses short evaluation cycles, the so-called build-measurelearn cycle, to reject unfeasible ideas and quickly learn about the needs and problems of potential customers. It uses different tools to develop and deliver a Minimum Viable Product (MVP), the simplified version of the product that aims to test and validate the study hypotheses in a tangible way. Objective: Propose a Minimum Viable Product to present a business model, using the Lean Startup methodology, focusing on the control and prevention of infectious and parasitic diseases for children aged 4 to 6 years. Method: Method: Methodological study outlined in two of the four phases: Phase 1 – identification of hypotheses; Phase 2 – testing problem hypotheses; Phase 3 – testing solution hypotheses; Phase 4 – analysis of data collected in previous phases. It is noteworthy that phase three of the solution was not tested, therefore, replacing this phase and complementing phase 2, a video with two contexts was presented, with the aim of creating a future educational game, which has been carried out in its code by technology team of the umbrella project, not being the target of this research. The study location was defined and previously adjusted according to the target participant population. Data collection was carried out in phases. In Phase 1, a literature review was carried out with data collection to support the formulation of hypotheses about the problem. In Phase 2, semistructured interviews were carried out, from July to August 2023, with 60 guardians of children aged 4 to 6, who agreed to participate in the research, and a literature review was added, the basis for describing the scenario of creating an educational technology MVP. To analyze the data produced in Phases 1 and 2, descriptive and analytical statistics were used, using the Fisher test, using the Jamovi software (version 2.2), considering a significance level of 5%.For Phase 3, descriptive analysis was used. The instruments used in Phase 1 were Lean Canvas and the Business Model Canvas, in Phase 2 an adapted solution interview guide and, in Phase 3, a structured form to describe two scenarios. Results: In Phase 1, the problem hypotheses were presented in the Lean Canvas, and the proposed business model was outlined in the Business Model Canvas tool. In Phase 2, the interview, 51.7% of participants mentioned that their child got sick between four and eight times a year. Participants were asked about the importance of solving the three problems raised, with response options: very important, important or not very important to be solved. Participants indicated that the three hypotheses were considered very important, with a percentage of 70% for the hypothesis “there is recurrent illness due to infectious diseases in the age group 4 to 6 years” and 80% for each of the hypotheses “low adherence to measures of hygiene generates infectious and parasitic diseases” and “considers hand hygiene to be an essential and important habit that is little used to maintain health in the Brazilian population”. In Phase 3, the MVP proposal was presented, with the Lean Startup methodology, for the dissertation, with two contexts being presented in video format, of an educational technology focusing on hand hygiene and respiratory etiquette, both scenarios for prevention and control of infections in children. The technology being created used gamification and will be continued in subsequent research; therefore, it is not finalized. Conclusions: A proposal for an MVP was presented, in the construction phase, based on a business model, focusing on the control and prevention of infectious diseases. In time, two phases were described, following the Lean Startup methodology, for its development.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Hábitos de saúde
Higiene
Inovações tecnológicas
Pesquisa metodológica em enfermagem
Entrepreneurship
Methodological research in nursing
Technology and innovation
Habits
Hygiene
área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: ALMEIDA, Jussiana Penha da Silva. Proposta de modelo de negócio na área da saúde utilizando lean startup. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23918
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem

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