Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonteiro, Letícia Paixão-
dc.date.accessioned2025-11-29T01:44:23Z-
dc.date.available2025-11-29T01:44:23Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Letícia Paixão. Hipomineralização Molar-incisivo e desempenho escolar de crianças de 8 a 10 anos de idade em Lagarto, Sergipe, Brasil. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Aplicado À Ciência da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23954-
dc.description.abstractTeeth affected by molar-incisor hypomineralization (MIH) can exhibit both aesthetic and functional alterations due to the presence of demarcated opacities of various colors and sizes, an increased risk of caries and post-eruptive enamel breakdown, and dentin hypersensitivity. Since oral health can reflect the general health status of individuals, oral alterations that cause pain have been associated with poorer school performance and increased absenteeism. Therefore, this study aimed to evaluate the impact of MIH on the school performance of children aged 8 to 10 years enrolled in public and private schools in the municipality of Lagarto, Sergipe, Brazil. This observational cross-sectional study collected socioeconomic and demographic characteristics from a questionnaire administered to the children's legal guardians. Clinical dental examinations were conducted to diagnose caries, using the decayed, missing, and filled teeth index (dmft/DMFT) and MIH, according to the diagnostic criteria of the European Academy of Paediatric Dentistry (EAPD). Additionally, the Brazilian adaptation of the Child Perceptions Questionnaire (CPQ) short form was applied to the children, and their quantitative performance in basic school subjects, portuguese and mathematics, was analyzed using data obtained directly from the schools. The final sample consisted of 330 children, of whom 176 (53.3%) were female, with a mean age of 8.92 years. The prevalence of MIH was 18.2%, with severity levels classified as mild (13.7%), moderate (2.1%), and severe (2.4%). A significant association was found between caries experience and MIH severity (p = 0.035). Comparison of DMFT values showed that children with MIH had higher index scores (p = 0.018), as did those with more severe degrees of MIH (p < 0.001). However, no significant associations were identified between school performance variables and MIH. In conclusion, MIH was not associated with school performance in this sample, but it was linked to caries experience in schoolchildren.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectOdontologiapor
dc.subjectDentistryeng
dc.subjectSaúde Bucalpor
dc.subjectOral Healtheng
dc.subjectDoenças Dentáriaspor
dc.subjectTooth Diseaseseng
dc.subjectEpidemiologiapor
dc.subjectEpidemiologyeng
dc.subjectHipomineralização do Esmalte Dentáriopor
dc.subjectDental Enamel Hypomineralizationeng
dc.subjectEscolaridadepor
dc.subjectEducational Statuseng
dc.titleHipomineralização Molar-incisivo e desempenho escolar de crianças de 8 a 10 anos de idade em Lagarto, Sergipe, Brasil.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Natália Silva-
dc.description.resumoDentes afetados por hipomineralização molar-incisivo (HMI) podem apresentar alterações estéticas e funcionais devido à presença de opacidades demarcadas de diversas cores e tamanhos, aumento do risco de ruptura pós-eruptiva do esmalte, maior suscetibilidade a lesões cariosas e hipersensibilidade dentinária. Como a saúde bucal pode refletir o estado geral de saúde dos indivíduos, alterações bucais que causam dor têm sido associadas ao pior desempenho escolar e ao aumento do absenteísmo. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da HMI no desempenho escolar de crianças de 8 a 10 anos matriculadas em escolas públicas e privadas do município de Lagarto, Sergipe, Brasil. Trata-se de um estudo observacional e transversal. As características socioeconômicas e demográficas da amostra foram coletadas por meio de questionário aplicado aos responsáveis legais das crianças. Foi realizado exame clínico odontológico para diagnóstico de cárie, utilizando o índice de dentes cariados, perdidos e obturados (ceod/CPOD) e HMI, de acordo com os critérios diagnósticos da Academia Europeia de Odontopediatria (EAPD). Além disso, a adaptação brasileira do Child Perceptions Questionnaire (CPQ) versão curta foi aplicada às crianças e seu desempenho quantitativo nas disciplinas do ensino básico, português e matemática, foi analisado com dados obtidos diretamente nas escolas. A amostra final foi composta por 330 crianças, sendo 176 (53,3%) do sexo feminino e média de idade de 8,92 anos. A prevalência de HMI foi de 18,2%, com níveis de gravidade divididos em leve (13,7%), moderado (2,1%) e grave (2,4%). Houve associação significativa entre experiência de cárie e gravidade da HMI (p = 0,035). A comparação dos valores do CPOD mostrou que as crianças com HMI apresentaram valores de índice mais elevados (p = 0,018), assim como as crianças com graus mais graves de HMI (p < 0,001). Não foram encontradas associações significativas entre variáveis de desempenho escolar e HMI. Concluiu-se que a HMI não esteve associada ao desempenho escolar na amostra, mas esteve associada à experiência de cárie em escolarespt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúdept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localLagarto,SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETICIA_PAIXAO_MONTEIRO_DISSERTACAO.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.