Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Keven Samuel de Jesus-
dc.date.accessioned2025-12-01T12:21:18Z-
dc.date.available2025-12-01T12:21:18Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.identifier.citationSantos, Keven Samuel de Jesus. Roteiros por Sergipe : contribuições do storytelling ao jornalismo de turismo no Instagram. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Jornalismo) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23973-
dc.description.abstractFaced with the growing integration of multimedia journalism features and the transformation in the public's information consumption habits, journalism specializing in tourism has been looking for new ways to adapt and reach out. In this context, Instagram has emerged as a versatile and powerful platform, capable of harmonizing various communication tools and making it easier to obtain information in a visual and dynamic way. The experimental project "Roteiros por Sergipe: contributions of storytelling to tourism journalism on Instagram" aims to create a profile dedicated to tourism in Sergipe on the social network Instagram, which will include the production of diversified multimedia content. The initiative prioritizes the production of a series of short, creative reels, as well as story highlights. These formats are used to explore relevant tourist destinations and events in Sergipe, seeking to demonstrate how a visual and concise journalistic narrative, based on the application of storytelling, can capture the public's attention and arouse a genuine interest in living the travel experiences on offer. The methodology adopted in the project combines qualitative and quantitative approaches, structured into five distinct stages: (1) literature review; (2) creation and implementation of the experimental profile "Roteiros por Sergipe" on Instagram; (3) practical and strategic planning of the content to be produced; (4) creation and production of audiovisual content for the profile; and (5) analysis of the data collected, both qualitative and quantitative, in order to evaluate the effectiveness of the storytelling strategy in the communication of Sergipe tourism journalism on Instagram.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectComunicação socialpor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectViagempor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectInstagrameng
dc.subjectTourism journalismeng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectTraveleng
dc.titleRoteiros por Sergipe : contribuições do storytelling ao jornalismo de turismo no Instagrampt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Becker, Michele Amorim-
dc.description.resumoDiante da crescente integração das funcionalidades do jornalismo multimídia e da transformação nos hábitos de consumo de informação pelo público, o jornalismo especializado em turismo tem buscado novas formas de adaptação e alcance. Nesse contexto, o Instagram emergiu como uma plataforma versátil e poderosa, capaz de harmonizar diversas ferramentas de comunicação e facilitar a obtenção de informações de maneira visual e dinâmica. O projeto experimental "Roteiros por Sergipe: contribuições do storytelling ao jornalismo de turismo no Instagram" possui como objetivo a criação de um perfil dedicado ao turismo sergipano na rede social Instagram, que contará com a produção de conteúdo multimídia diversificado. A iniciativa prioriza a produção de uma série de reels curtos e criativos, além da elaboração de destaques dos stories. Esses formatos são utilizados para explorar destinos turísticos e eventos relevantes de Sergipe, buscando demonstrar como uma narrativa jornalística visual e concisa, fundamentada na aplicação do storytelling, pode capturar a atenção do público e despertar um genuíno interesse em vivenciar as experiências de viagem oferecidas. A metodologia adotada no projeto combina abordagens qualitativa e quantitativa, estruturada em cinco etapas distintas: (1) revisão bibliográfica; (2) criação e implementação do perfil experimental “Roteiros por Sergipe” no Instagram; (3) planejamento prático e estratégico do conteúdo a ser produzido; (4) criação e produção dos conteúdos audiovisuais para o perfil; e (5) análise dos dados coletados, tanto qualitativos quanto quantitativos, visando avaliar a efetividade da estratégia de storytelling na comunicação do jornalismo de turismo sergipano no Instagram.pt_BR
dc.publisher.departmentDCOS - Departamento de Comunicação Social – Jornalismo – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Keven_Samuel_Jesus_Santos.pdf18,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.