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dc.contributor.authorNascimento, Taynara Maria Reis do-
dc.date.accessioned2025-12-01T12:41:02Z-
dc.date.available2025-12-01T12:41:02Z-
dc.date.issued2025-04-01-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Taynara Maria Reis do. Identidade de gênero na infância: um estudo sobre vivências e interações escolares em Itabaiana-SE. 2025. 33 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23978-
dc.description.abstractGender identity is socially constructed and can affect the way children interact and perceive themselves in the school environment. This research has the general objective of investigating how children's gender identity modulates relationships and behaviors in the school environment. Based on participant observation carried out in a public school in Itabaiana-SE, we seek to answer the following guided question: how does gender identity influence children's behavior and the emotional well-being of children in the school environment? During three non-consecutive days, children's interactions were recorded in which standards of masculinity and femininity were reinforced by the students themselves, resulting in exclusions and episodes of gender violence. The absence of initiative pedagogical instructions contributed to the maintenance of these norms, although manifestations of resistance to gender impositions were also observed. The results indicate the need for educational actions that promote a more inclusive school environment, where gender diversity is respected and valued.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectComportamento infantilpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIdentidade de gêneropor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectInteração socialpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectChildhood behavioreng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectGender identityeng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectSocial interactioneng
dc.titleIdentidade de gênero na infância : um estudo sobre vivências e interações escolares em Itabaiana-SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Accorsi, Fernanda Amorim-
dc.description.resumoA identidade de gênero é construída socialmente e pode interpelar o modo como as crianças interagem e percebem a si mesmas no ambiente escolar. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como a identidade de gênero das crianças modula as relações e os comportamentos no ambiente escolar. A partir da observação participante realizada em uma escola pública de Itabaiana-SE, busca-se responder à seguinte pergunta orientadora: como a identidade de gênero interpela o comportamento infantil e o bem-estar emocional das crianças no ambiente escolar? Durante três dias não consecutivos, foram registradas interações infantis em que padrões de masculinidade e feminilidade eram reforçados pelos próprios alunos e alunas, resultando em exclusões e episódios de violência de gênero. A ausência de intervenções pedagógicas eficazes contribuiu para a manutenção dessas normas, embora também tenham sido observadas manifestações de resistência às imposições de gênero. Os resultados indicam a necessidade de ações educativas que promovam um ambiente escolar mais inclusivo, onde a diversidade de gênero seja respeitada e valorizada.pt_BR
dc.publisher.departmentDEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana/SEpt_BR
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