Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23988| Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
| Título: | A docência em perfil: a identidade na formação e a formação da identidade na Licenciatura em Ciências Biológicas |
| Título(s) alternativo(s): | Teaching in profile: identity in formation and identity formation in the Teacher Education in Biological Sciences |
| Autor(es): | Silva, Jemima Queiroz da Angelo, José Adriano Cavalcante Santos, Daniela Bandeira Duarte, Leilane Sousa |
| Data do documento: | Out-2023 |
| Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da identidade profissional docente no Ensino de Ciências a partir das análises de uma pesquisa realizada num curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Pretendeu-se identificar a natureza e as condições em que as identidades profissionais dos docentes em formação são desenvolvidas, mantidas e modificadas. Tomou-se a referência da formação inicial como fundamento para um projeto identitário, etapa chave para uma formação motivadora e indicadora de resiliência para desconstrução e reconstrução identitária diante de mudanças no campo educativo. Os dados foram coletados pelo instrumento Grupo Focal e tratados pela Teoria Fundamentada. As categorias que emergiram substanciam: a trajetória de vida na relação com o modo de enunciação do eu docente; demarcação expressa sobre o desenvolvimento dos valores profissionais e da atividade pedagógica; e as representações do estatuto profissional em seu dimensionamento de mobilização interpessoal e das competências crítico reflexivas para e no ensino. |
| Abstract: | This article aims to present the development of teachers' professional identity in Science Teaching based on the analysis of a research conducted in a Teacher Education in Biological Sciences Course. The aim was to identify the nature and the conditions under which the professional identities of teachers in training are developed, maintained, and modified. The reference to initial training was taken as the foundation of an identity project, a key stage for a motivating training and an indicator of resilience for deconstruction and reconstruction of identities when facing changes in the educational field. The data were collected in a Focus Group and treated by the Grounded Theory. The categories that emerged substantiate: the trajectory of life in relation to the mode of enunciation of the teaching self; expressed demarcation on the development of professional values and pedagogical activity; and the representations of professional status in its dimensioning of interpersonal mobilization and critical reflective skills for and in teaching. |
| Palavras-chave: | Identidade profissional docente Licenciatura em ciências biológicas Formação docente Professional teacher identity Teacher education in biological sciences course Teacher education |
| Parte de : | Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XIV ENPEC) |
| Idioma: | por |
| Instituição/Editora: | Realize Editora |
| Citação: | SILVA, J. Q. et al. A docência em perfil: a identidade na formação e a formação da identidade na Licenciatura em Ciências Biológicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 14., 2023, Caldas Novas. Anais eletrônicos [...]. Caldas Novas: Realize Editora. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93092. Acesso em: 1 dez. 2025. |
| Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo autor. |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23988 |
| Aparece nas coleções: | RENOEN - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DocenciaPerfil-IdentidadeFormacaoLicenciaturaCB.pdf | 338,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
