Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23990
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAngelo, José Adriano Cavalcante-
dc.contributor.authorSilva, Adjane da Costa Tourinho e-
dc.contributor.authorMotokane, Marcelo Tadeu-
dc.date.accessioned2025-12-01T20:46:51Z-
dc.date.available2025-12-01T20:46:51Z-
dc.date.issued2025-11-
dc.identifier.citationANGELO, J. A. C.; SILVA, A. C. T.; MOTOKANE, M. T. Alfabetização Biológica: uma proposta de modelo com base em níveis e dimensões. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 30, n. 3, p. 1-31, 2025. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n3p01. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/4166/1003. Acesso em: 1 dez. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1518-8795-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23990-
dc.description.abstractThis article presents a theoretical proposal for Biological Literacy, understood as the capacity of individuals to comprehend biological principles and concepts in relation to social, historical, philosophical, cultural, economic, and technological aspects, enabling them to transform society and address contemporary problems through biological knowledge and scientific methods. The model, developed through a literature review and documentary analysis of curricular guidelines, organizes Biological Literacy into five levels of development: Biological Illiteracy, Nominal Biological Literacy, Functional, Structural, and Multidimensional Biological Literacy, based on the theoretical framework of Uno and Bybee (1994). These levels are complemented by seven dimensions: Cognitive, Nature of Biology (NoB), Affective, Interdisciplinarity, Sustainability, Bioethics, and BiologyRelated Careers Awareness, expanding the dimensions proposed by Semilarski and Laius (2021). In addition, the model proposes three domains: Psychological, Epistemic, and Social, that structure the dimensions, thus strengthening the integration of Biology with other fields. This model serves as a flexible and comprehensive tool for curriculum development, teaching material design, and the assessment of Biological Literacy, promoting critical, ethical, and reflective citizenship education.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherIF-UFRGSpt_BR
dc.relation.ispartofInvestigações em Ensino de Ciências (IENCI)pt_BR
dc.subjectAlfabetização biológicapor
dc.subjectAlfabetização científicapor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEducação biológicapor
dc.subjectBiological literacyeng
dc.subjectScientific literacyeng
dc.subjectBiologyeng
dc.subjectBiology teachingeng
dc.subjectBiology educationeng
dc.titleAlfabetização Biológica: uma proposta de modelo com base em níveis e dimensõespt_BR
dc.title.alternativeBiological literacy: proposing a model based on levels and dimensionspor
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCopyright (c) 2025 José Adriano Cavalcante Angelo, Adjane da Costa Tourinho e Silva, Marcelo Tadeu Motokane.pt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma proposta teórica para a Alfabetização Biológica, compreendida como a capacidade dos indivíduos de compreender os princípios e conceitos da Biologia de forma inter-relacionada aos aspectos sociais, históricos, filosóficos, culturais, econômicos e tecnológicos, possibilitando transformar a sociedade e solucionar problemas contemporâneos a partir do conhecimento biológico e de métodos científicos. O modelo, desenvolvido por meio de revisão da literatura e análise documental de diretrizes curriculares, organiza a Alfabetização Biológica em cinco níveis de desenvolvimento: Analfabetismo Biológico, Alfabetização Biológica Nominal, Funcional, Estrutural e Multidimensional, baseando-se nas formulações teóricas de Uno e Bybee (1994). Esses níveis são complementados por sete dimensões: Cognitiva, Natureza da Biologia (NdB), Afetiva, Interdisciplinar, Sustentabilidade, Bioética e Carreiras Relacionadas à Biologia, ampliando as dimensões propostas por Semilarski e Laius (2021). Além disso, propõem-se três domínios: Psicológico, Epistêmico e Social, que estruturam as dimensões e fortalecem a integração da Biologia com outras áreas. O modelo serve como ferramenta flexível e abrangente para a criação de currículos, o desenvolvimento de materiais didáticos e a avaliação da Alfabetização Biológica, promovendo uma formação cidadã crítica, ética e reflexiva.pt_BR
dc.description.localPorto Alegrept_BR
Aparece nas coleções:RENOEN - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlfabetizacaoBiologicaPropostaModelo.pdf882,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.