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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24009| Tipo de Documento: | Dissertação |
| Título: | Concepções de professores e estudantes do ensino médio sobre inteligência artificial na educação |
| Autor(es): | Santos, João Victor Pereira dos |
| Data do documento: | 30-Jul-2025 |
| Orientador: | Vasconcelos, Carlos Alberto de |
| Resumo: | Com os avanços no campo das ciências e das tecnologias, a sociedade está passando por mudanças significativas em todos os âmbitos. Dentre essas mudanças, a inteligência artificial (IA) é um recurso que vem ganhando destaque crescente em diversas áreas, especialmente no setor comercial. No campo educacional, este recurso tem sido atrativo, principalmente para os estudantes, devido a sua capacidade de gerar textos e imagens de acordo com o que foi especificado. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções de professores e estudantes do Ensino Médio sobre a IA e sua aplicabilidade na educação. A partir deste objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: explicar como a inteligência artificial é entendida pelos professores e estudantes do ensino médio do Colégio de Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no contexto educacional; descrever a relação dos estudantes com a inteligência artificial no cotidiano e no contexto escolar; e, identificar a influência da formação continuada em tecnologias contemporâneas, em especial a IA, nas concepções e práticas pedagógicas dos professores. Este estudo é de natureza qualitativa com viés no estudo de caso do tipo descritivo proposto por Yin (2014). A produção de dados perpassou seis etapas: 1) O levantamento bibliográfico dos trabalhos a respeito do que se tem produzido sobre a temática no Brasil no intervalo de tempo de 2015-2024 nos seguintes repositórios: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS); 2) Testes utilizando chatbots de IA generativa (IAGen), ChatGPT (OpenAI) e Copilot (Microsoft); 3) Aplicação online de questionário semiestruturado no Google Forms que teve como objetivo registrar as concepções de 41 estudantes do ensino médio do CODAP sobre a IA e os seus usos no cotidiano; 4) Aplicação online de questionário semiestruturado no Google Forms com 7 professores do ensino médio do CODAP acerca de suas concepções relacionadas à IA e à sua formação com relação às tecnologias contemporâneas; 5) Transcrição dos dados coletados; e 6) Análise e interpretação dos dados. Para análise das respostas subjetivas, foi utilizada a subtécnica “Análise Categorial Temática”, seguindo pressupostos na perspectiva de Bardin (2021). Com relação às questões objetivas, foi realizada uma análise descritiva para a interpretação dos dados. Os resultados revelaram que os professores e estudantes possuem algum conhecimento sobre IA, sendo que a maioria já havia utilizado essa tecnologia em diferentes contextos. As concepções sobre esses recursos oscilaram entre uma perspectiva instrumental, em que a IA era vista como uma “ferramenta” para agilizar, no caso dos estudantes, pesquisas e resolver tarefas acadêmicas, e um olhar mais crítico, que reconhecia seu potencial e aplicabilidade educacional, mas também destacava desafios importantes, como a opacidade e os vieses embutidos nos algoritmos, incoerências factuais, ausência de referências claras sobre as fontes de informação e a acomodação cognitiva gerada pela falta de reflexão e pesquisa. Além disso, os docentes destacaram a relevância de uma formação que aborde não apenas os aspectos técnicos, mas também promova reflexões sobre a influência das tecnologias contemporâneas nas práticas pedagógicas e os dilemas éticos envolvidos em seu uso. |
| Abstract: | With advances in science and technology, society is undergoing significant changes in all areas. Among these changes, artificial intelligence (AI) is a resource that has been gaining increasing prominence in various fields, especially in the commercial sector. In the educational field, this resource has been attractive, especially to students, due to its ability to generate texts and images according to specifications. Therefore, this research aims to analyze the conceptions of high school teachers and students about AI and its applicability in education. Based on this objective, the following specific objectives were established: to explain how high school teachers and students at the Colégio de Aplicação (CODAP) of the Federal University of Sergipe (UFS) understand artificial intelligence in the educational context; to describe students' relationship with artificial intelligence in their daily lives and in the school context; and to identify the influence of continuing education in contemporary technologies, especially AI, on teachers' pedagogical concepts and practices. This is a qualitative study with a descriptive case study approach proposed by Yin (2014). Data collection involved six stages: 1) A bibliographic survey of works on the topic in Brazil between 2015 and 2024 in the following repositories: Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), Journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and the Institutional Repository of the Federal University of Sergipe (RIUFS); 2) Tests using generative AI chatbots (IAGen), ChatGPT (OpenAI), and Copilot (Microsoft); 3) An online application of a semi-structured questionnaire in Google Forms aimed at recording the conceptions of 41 high school students from CODAP about AI and its uses in daily life; 4) Online administration of a semi-structured questionnaire on Google Forms with seven high school teachers from CODAP about their concepts related to AI and their training in contemporary technologies; 5) Transcription of the collected data; and 6) Analysis and interpretation of the data. To analyze the subjective responses, the "Thematic Categorical Analysis" sub-technique was used, following assumptions from Bardin's perspective (2021). Regarding the objective questions, a descriptive analysis was performed to interpret the data. The results revealed that teachers and students have some knowledge of AI, with most having already used this technology in various contexts. Conceptions about these resources oscillated between an instrumental perspective, in which AI was seen as a "tool" to streamline research and solve academic tasks for students, and a more critical perspective, which recognized its potential and educational applicability but also highlighted significant challenges, such as the opacity and biases embedded in algorithms, factual inconsistencies, the lack of clear references to information sources, and the cognitive accommodation generated by a lack of reflection and research. Furthermore, faculty members emphasized the importance of training that addresses not only technical aspects but also promotes reflection on the influence of contemporary technologies on pedagogical practices and the ethical dilemmas involved in their use. |
| Palavras-chave: | Educação – estudo e ensino Prática docente Inteligência artificial – aplicações educacionais Ensino médio Professores - formação Tecnologia educacional Universidade Federal de Sergipe (UFS) Colégio de Aplicação (CODAP) – pesquisa Concepções de professores e estudantes Formação continuada Artificial intelligence Conceptions of teachers and students Continuing education High school |
| área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
| Citação: | SANTOS, João Victor Pereira dos. Concepções de professores e estudantes do ensino médio sobre inteligência artificial na educação. 2025. 245 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24009 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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