Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Weverton Paulo dos-
dc.date.accessioned2025-12-05T19:53:07Z-
dc.date.available2025-12-05T19:53:07Z-
dc.date.issued2025-07-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Weverton Paulo dos. Obras fílmicas sobre futebol brasileiro na abordagem de temas complexos e contemporâneos da cultura brasileira. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24010-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze how Brazilian football films can contribute to critical reflection on media, fan cultures, and anti-racist movements within the context of school Physical Education. Through the lens of football and cinema, the study addresses themes related to Brazilian culture, including media dynamics, supporter identities, and ethnic-racial issues. This is a qualitative, descriptive research, based on film analysis. Initially, a survey was conducted to identify Brazilian cinematic productions that feature football in their narratives. This survey was guided by Luiz Zanin Oricchio’s book Fome de Bola: Cinema e Futebol no Brasil (2006). Films produced from 2006 onward were collected from the Cinemateca Brasileira website using the descriptor "Football" in the fields "Title" and "Subjects – free descriptors", resulting in 423 identified productions. Among the various possibilities for film analysis, this study adopts the thematic analysis proposed by Aumont and Marie (2009). This approach makes it possible to identify the film’s central theme, break down its structure to understand how it is constructed, and subsequently establish connections with the central analytical categories: media, fan groups, and anti-racist movements. Three films were analyzed: Onde a Moeda Cai em Pé: A História do São Paulo Futebol Clube (2018), directed by Alexandre Boechat, André Plihal, and Pedro Jorge, to explore the role of media in shaping fan imaginaries; Geraldinos (2015), by Renato Martins and Pedro Asbeg, to discuss supporters and the process of stadium elitization; and the first episode of the series Um Negro no Futebol Brasileiro (2018), by Gustavo Acioli, to examine racial issues in Brazilian society and the documentary’s potential for addressing everyday racism. The research shows that cinema is a valuable pedagogical tool in Physical Education, enabling critical reflections on football as a social phenomenon. The analyzed films demonstrate how media constructs memory, identity, and stigma, shaping representations of fans and players. They also shed light on topics such as stadium elitization and racism, including its ordinary manifestations. By portraying football, cinema broadens the pedagogical repertoire and fosters more sensitive and critical educational practices.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCinema na educaçãopor
dc.subjectFutebol no cinemapor
dc.subjectFutebol - torcedores - atitudespor
dc.subjectFilmes de futebol – análisepor
dc.subjectRelações étnicaspor
dc.subjectCultura no cinemapor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectMídiaspor
dc.subjectQuestões étnico-raciaispor
dc.subjectCultura brasileirapor
dc.subjectFootballeng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectEthnic-racial issueseng
dc.subjectBrazilian culturefra
dc.titleObras fílmicas sobre futebol brasileiro na abordagem de temas complexos e contemporâneos da cultura brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mezzaroba, Cristiano-
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo geral, analisar como obras fílmicas sobre o futebol brasileiro podem contribuir para a reflexão crítica sobre as mídias, torcidas e movimentos antirracistas, no contexto da Educação Física escolar. Buscamos a partir do futebol e cinema tratar temas referentes à cultura brasileira, como a dimensão das mídias, das torcidas e as questões étnico-raciais. Configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e como um estudo descritivo, do tipo análise fílmica. Em um primeiro momento, realizamos um levantamento a respeito das produções cinematográficas brasileiras que apresentem o futebol em sua narrativa fílmica. Este levantamento foi realizado a partir do livro “Fome de bola: Cinema e Futebol no Brasil”, de Luiz Zanin Oricchio (2006). Os filmes identificados a partir de 2006 foram coletados no site da Cinemateca Brasileira a partir do descritor “Futebol” no campo de “Título da obra” e “Assuntos – descritores livres”. Atendendo a estes critérios, foi possível identificar 423 produções. Entre as diversas possibilidades de análise fílmica, este estudo adota a análise temática proposta por Aumont e Marie (2009). Essa abordagem permite identificar a temática da obra, decompor sua estrutura para compreender a forma como é construída e, posteriormente, estabelecer nexos com as categorias centrais de análise: mídias, torcidas e movimentos antirracistas. Aqui, analisamos três obras fílmicas sobre o futebol brasileiro: o documentário “Onde a Moeda Cai em Pé: A História do São Paulo Futebol Clube” (2018), dirigido por Alexandre Boechat, André Plihal e Pedro Jorge, para discutir o papel das mídias na construção do imaginário dos torcedores; “Geraldinos” (2015), de Renato Martins e Pedro Asbeg, para abordar as torcidas e o processo de elitização dos estádios de futebol; e o primeiro episódio da série “Um Negro no Futebol Brasileiro” (2018), de Gustavo Acioli, para tratar das questões étnico-raciais presente na sociedade brasileira e analisar as possibilidades que este documentário oferece para a abordagem do racismo ordinário brasileiro. A pesquisa evidenciou que o cinema é um recurso pedagógico relevante para a Educação Física escolar, ao permitir reflexões críticas sobre o futebol como fenômeno social. As obras analisadas revelam como a mídia constrói memórias, identidades e estigmas, influenciando a forma como torcedores e jogadores são representados. Também destacam questões como elitização dos estádios, racismo e racismo ordinário. Ao abordar essas temáticas, o cinema ao representar o futebol amplia o repertório pedagógico e contribui para práticas educativas mais sensíveis e críticas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WEVERTON_PAULO_SANTOS.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.