Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24011
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Práticas pedagógicas com Tecnologias de Informação e Comunicação na escola do espaço socioeducativo de privação de liberdade
Autor(es): Souza, Renildes de Melo
Data do documento: 31-Ago-2022
Orientador: Vasconcelos, Carlos Alberto de
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral analisar as configurações das práticas pedagógicas dos professores com Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na escola do espaço socioeducativo de privação de liberdade, localizada em Aracaju - Sergipe. Esta pesquisa justifica-se pelo interesse em dar ênfase ao trabalho docente com tecnologias em uma unidade de internação. Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa desenvolvida a partir da pesquisa de campo e bibliográfica mediante fontes secundárias. Como técnica de coleta de dados, foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas com cinco professores do núcleo escolar socioeducativo e análise documental dos planejamentos quinzenais dos professores e o Projeto Político Pedagógico da escola. Para a análise dos dados coletados optou-se pela análise de conteúdo. Os principais resultados indicaram que os docentes consideram as TIC como recursos pedagógicos importantes na Socioeducação por contribuírem com o desenvolvimento da aprendizagem do aluno e com práticas inovadoras diferenciadas do modelo tradicional de ensino. Segundo os professores entrevistados, não houve formação continuada para TIC no contexto da Socioeducação em privação de liberdade e consideram as TIC distantes da realidade em que atuam, mas, mesmo assim, conhecem na prática, na autoformação e na experiência. As concepções dos professores sobre a Socioeducação indicam que eles reconhecem esse ambiente como um espaço com especificidades próprias. Essa característica representa um desafio particular para o trabalho docente e influencia diretamente as práticas pedagógicas e o uso das TIC, com o objetivo de promover o desenvolvimento individual e escolar dos alunos inseridos nesse contexto. Por fim, este trabalho buscou contribuir na área da educação formal em espaços socioeducativos de privação de liberdade, com foco nas TIC, evidenciando suas especificidades no fazer pedagógico.
Abstract: This work has the general objective of analyzing the configurations of teachers' pedagogical practices with Information and Communication Technologies (ICT) at the school in the socioeducational space of deprivation of liberty, located in Aracaju - Sergipe. This research is justified by the interest in emphasizing teaching work with technologies in an inpatient unit. This is an investigation with a qualitative approach developed from field and bibliographical research using secondary sources. As a data collection technique, semi-structured interviews were used with five teachers from the socio-educational school nucleus and documentary analysis of the teachers' fortnightly plans and the school's Pedagogical Political Project. To analyze the collected data, content analysis was chosen. The main results indicated that teachers consider ICT to be an important pedagogical resource in Socioeducation as they contribute to the development of student learning and innovative practices different from the traditional teaching model. According to the teachers interviewed, there was no continued training for ICT in the context of Socioeducation in deprivation of liberty and they consider ICT distant from the reality in which they work, but, even so, they know it in practice, through self-training and through experience. The teachers' conceptions about Socioeducation indicate that they consider it to be an environment with specificities, an aspect that makes teaching work, pedagogical practices and ICT for students to have individual and academic development in this type of space. This work sought to contribute to the area of formal education in socio-educational spaces where freedom is deprived, with a focus on ICT, highlighting its specificities in pedagogical practice.
Este estudio tiene como objetivo general analizar las configuraciones de las prácticas pedagógicas de los docentes con las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en la escuela del espacio socioeducativo de privación de libertad, ubicado en Aracaju - Sergipe. Esta investigación se justifica por el interés de enfatizar el trabajo docente con tecnologías en una unidad de internación. Se trata de una investigación con enfoque cualitativo desarrollada a partir de una investigación de campo y bibliográfica utilizando fuentes secundarias. Como técnica de recolección de datos se utilizaron entrevistas semiestructuradas a cinco docentes del núcleo socioeducativo escolar y el análisis documental de los planes quincenales de los docentes y del Proyecto Político Pedagógico del colegio. Para analizar los datos recogidos se optó por el análisis de contenido. Los principales resultados indicaron que los docentes consideran las TIC como recursos pedagógicos importantes en Socioeducación ya que contribuyen al desarrollo de aprendizajes de los estudiantes y prácticas innovadoras diferentes al modelo de enseñanza tradicional. Según los docentes entrevistados, no hubo formación continua en TIC en el contexto de Socioeducación en privación de libertad y consideran las TIC ajenas a la realidad en la que trabajan, pero, aun así, las conocen en la práctica, a través de la autoformación. y a través de la experiencia. Las concepciones de los docentes sobre la Socioeducación indican que la consideran un ambiente con especificidades, aspecto que hace que el trabajo docente, las prácticas pedagógicas y las TIC para que los estudiantes tengan un desarrollo individual y académico en este tipo de espacio. Este trabajo buscó contribuir al área de la educación formal en espacios socioeducativos de privación de libertad, con enfoque en las TIC, destacando sus especificidades en la práctica pedagógica.
Palavras-chave: Educação
Prática de ensino
Professores - formação
Tecnologia educacional
Sociologia educacional
Comunicação e tecnologia
Formação continuada
Prática pedagógica
Privação de liberdade
Sistema socioeducativo
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
Continuing training
Pedagogical practice
Deprivation of liberty
Socioeducational system
Information and Communication Technology
Formación continua
Privación de Libertad
Tecnología de Información y Comunicación
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Renildes de Melo. Práticas pedagógicas com Tecnologias de Informação e Comunicação na escola do espaço socioeducativo de privação de liberdade. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENILDES_MELO_SOUZA.pdf4,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.