Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24013
Tipo de Documento: Dissertação
Título: O livro didático pré e pós BNCC: uma análise das tarefas à luz do nível de funcionamento do conhecimento e letramento estatístico
Autor(es): Evangelista, Fernanda Miranda
Data do documento: 26-Mai-2025
Orientador: Mateus, Marta Élid Amorim
Resumo: Esta dissertação apresenta o resultado da pesquisa cujo objetivo foi analisar as mudanças ocorridas em coleções aprovadas nas edições do PNLD de 2018 e 2021, motivadas pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelas novas diretrizes do programa com o foco na unidade temática, Estatística. A investigação concentrou-se nas tarefas propostas pelos livros, caracterizando-as segundo os níveis de funcionamento do conhecimento (Técnico, Mobilizável, Disponível) e do letramento estatístico. Foram analisadas duas coleções: Matemática: Contexto e Aplicações, (Dante, 2016), e Matemática em Contextos (Dante e Viana, 2020). A análise fundamentou-se nas teorias de Robert (1998) e Gal (2002). Os resultados, aqui apresentados, revelaram que 90,6% das tarefas de estatística na coleção de 2018 e 87,1% de 2021 se limitam à aplicação e fixação das fórmulas e conceitos de maneira procedimental sem convidar o estudante a questionar ou avaliar os dados apresentados, o que restringe o desenvolvimento pleno do letramento estatístico. Na versão de 2021, observou-se o acréscimo da seção Situações na introdução dos capítulos, com situações-problemas contextualizadas do cotidiano. No que concerne a quantidade de tarefas, constatou-se que a quantidade na versão atual mais que dobrou em comparação à versão anterior. Sobre as classificações, foi identificada a constância de níveis técnicos e de habilidades de letramento, em ambas as versões. Todavia, na versão atual houve um aumento de tarefas, classificadas como nível mobilizável, que envolve situações em que se faz necessário o conhecimento em mais de um objeto de conhecimento, além das questões críticas, que ganharam espaço na versão atual. Não foi identificada nenhuma tarefa classificada como questões críticas na coleção do PNLD 2018. E por fim, as categorizadas como níveis disponíveis, manteve-se estável. Esses resultados indicam avanços pontuais rumo a experiências de aprendizagem mais complexas, mas também evidenciam a necessidade de ampliar o espaço para atividades que estimulem interpretação, argumentação e tomada de decisões fundamentadas em dados, fortalecendo o letramento estatístico dos alunos.
Abstract: This dissertation presents the results of a research study aimed at analyzing the changes that occurred in collections approved in the PNLD editions of 2018 and 2021, motivated by the implementation of the Brazilian Common Core Curriculum (BNCC) and the new program guidelines with a focus on the thematic unit, Statistics. The investigation focused on the tasks proposed by the textbooks, characterizing them according to the levels of knowledge functioning (Technical, Mobilizable, Available) and statistical literacy. Two collections were analyzed: Matemática: Contexto e Aplicações (Dante, 2016) and Matemática em Contextos (Dante & Viana, 2020). The analysis was based on the theories of Robert (1998) and Gal (2002). The results revealed that 90.6% of the statistics tasks in the 2018 collection and 87.1% in the 2021 collection are limited to the application and consolidation of formulas and concepts in a procedural manner, without inviting students to question or evaluate the data presented, thus restricting the full development of statistical literacy. In the 2021 version, the addition of the Situations section was observed at the beginning of the chapters, featuring problem situations contextualized in everyday life. Regarding the number of tasks, it was found that the amount in the current version 12 more than doubled compared to the previous one. As for the classifications, the predominance of technical levels and literacy skills was identified in both versions. However, in the current version there was an increase in tasks classified as mobilizable level, which involve situations requiring knowledge of more than one content area, in addition to critical questions, which gained space in the current version. No task classified as critical questions was identified in the PNLD 2018 collection. Finally, tasks categorized as available levels remained stable. These results indicate specific advances toward more complex learning experiences, but also highlight the need to expand the space for activities that encourage interpretation, argumentation, and decision-making based on data, thus strengthening students’ statistical literacy.
Palavras-chave: Estatística
Letramento
Livros didáticos
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Letramento estatístico
Níveis de funcionamento do conhecimento
Statistics
Statistical literacy
Textbook
Levels of knowledge functioning
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: EVANGELISTA, Fernanda Miranda. O livro didático pré e pós BNCC: uma análise das tarefas à luz do nível de funcionamento do conhecimento e letramento estatístico. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24013
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA_MIRANDA_EVANGELISTA.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.