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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Concepções e práticas de professores de ciências da natureza sobre ensino híbrido no contexto de uma formação continuada, em escolas sergipanas
Autor(es): Alves, Leonardo de Jesus
Data do documento: 24-Jul-2025
Orientador: Santos, Sindiany Suelen Caduda dos
Resumo: O processo de formação continuada é fundamental para a atualização docente. Por meio dele, os professores têm a possibilidade de adquirir novas habilidades relacionadas ao uso e à aplicação de metodologias e abordagens ativas, associadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). A adoção dessas metodologias e abordagens, que estimulam o debate sobre a importância do trabalho colaborativo, da aprendizagem mediada, da autonomia, da problematização da realidade e do protagonismo, deve ser considerada como elemento central para a mudança de paradigmas na educação contemporânea. Durante e após a pandemia, a realização de formações em Ensino Híbrido (EH) tornou-se uma realidade para os professores de Ciências da Natureza (CN) em Sergipe. No entanto, ainda existe uma lacuna de investigação quanto aos impactos efetivos na prática docente decorrentes dessas formações. Tal fato deu origem a esta pesquisa, que tem como objetivo analisar as concepções e práticas de professores de Ciências da Natureza sobre o Ensino Híbrido e as contribuições de uma formação continuada realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas (GEPIMA), da Universidade Federal de Sergipe, para o fortalecimento da prática docente em escolas públicas sergipanas. A pesquisa foi desenvolvida com professores de CN de escolas públicas de Aracaju/SE, no contexto de uma formação continuada em EH e Sala de Aula Invertida (SAI), ofertada pela UFS. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação. Após a definição do problema, foi realizada uma pesquisa preliminar, que envolveu levantamento bibliográfico e aplicação de questionário diagnóstico. Posteriormente, o desenvolvimento e a implementação de um plano de ação ocorreram por meio da construção de uma proposta de formação continuada sobre EH e SAI. Nesse momento, foi realizada a observação participante da etapa de implementação do plano. Em seguida, o plano de intervenção foi avaliado por meio de entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram analisados à luz da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados revelaram que, embora os professores tivessem alguma compreensão sobre o EH, esta se mostrava, muitas vezes, superficial ou fragmentada. Observou-se também uma heterogeneidade na adoção de metodologias ativas e no uso de recursos digitais. A formação continuada demonstrou-se fundamental para o aprofundamento teórico e a imersão prática nos modelos de EH, promovendo uma mudança significativa nas concepções dos docentes. Os professores passaram a perceber o EH como um aliado no desenvolvimento de competências essenciais, apesar dos desafios enfrentados na transição do modelo tradicional para o híbrido. A pesquisa enfatizou a necessidade de investimento em formações continuadas teórico-práticas, alinhadas à realidade escolar e à disponibilidade de recursos. Este estudo pode contribuir para a elaboração de políticas públicas voltadas à formação continuada de professores, destacando a importância de cursos imersivos com acompanhamento próximo para a efetivação do aprendizado e sua aplicação prática.
Abstract: The continuous training process is fundamental for teacher updating. Through it, teachers have the possibility to acquire new skills about the use and application of methodologies and active approaches associated with the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs). The adoption of active methodologies and approaches that stimulate debate on the importance of collaborative work, mediated learning, autonomy, problematization of reality and protagonism should be taken into account for changing paradigms in contemporary education. During and after the pandemic, training in Hybrid Teaching (HS) became a reality for teachers of Natural Sciences (NC), in Sergipe. However, there is still a research gap regarding the effective impacts in teaching practice during and after these trainings. This fact made emerge this research, which aims to: analyze the conceptions and practices of teachers of Natural Sciences Teaching on the Hybrid Teaching and the contributions of a continuing education, carried out by the Group of Interdisciplinary Studies and Researches in Active Methodologies (GEPIMA), from the Federal University of Sergipe, for strengthening teaching practice in public schools in Sergipe. The research was developed with CN teachers from public schools of Aracaju/ SE, in the context of a continuing education in HE and Inverted Classroom (SAI), offered by UFS. It is a qualitative research-action type. After the definition of the problem, preliminary research was started - bibliographic survey and application of diagnostic questionnaire. Subsequently, the development and implementation of an action plan took place through the construction of a proposal for continuing training on EH and SAI. At that time, the participant observation of the implementation stage of the plan was made. Subsequently, the intervention plan was evaluated by means of a semi-structured interview. The data obtained were analyzed in light of Laurence Bardin’s Content Analysis. The results revealed that, although teachers had an understanding of SH, it was often superficial or fragmented. Heterogeneity was observed in the adoption of active methodologies and digital resources. Continuing education proved to be fundamental for the theoretical deepening and practical immersion in HE models, promoting a change in teachers' conception of HE. The teachers perceived HE as an ally in the development of essential skills, despite the challenges in the transition from the traditional model to the hybrid. The research emphasized the need to invest in continuing theoretical and practical training, aligned with school reality and the availability of resources. This study may contribute to the development of public policies for continuing teacher education, highlighting the importance of immersive courses with close monitoring for effective learning and practical application.
Palavras-chave: Ciência - estudo e ensino
Ensino híbrido
Professores - formação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Tecnologia educacional
Ciências da Natureza
Formação continuada
Sala de aula invertida
Metodologias ativas
Natural Sciences
Continuing education
Hybrid teaching
Inverted classroom
Active methodologies
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: ALVES, Leonardo de Jesus. Concepções e práticas de professores de ciências da natureza sobre ensino híbrido no contexto de uma formação continuada, em escolas sergipanas. 2025. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24014
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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