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Tipo de Documento: Aplicativo
Título: Arandu
Título(s) alternativo(s): Aplicativo
Autor(es): Santos, Douglas de Souza
Data do documento: 2025
Orientador: Bari, Valéria Aparecida
Resumo: Partindo das análises e construção da matriz SWOT, da missão, valores e objetivos definidos nas normativas da UFS, e do Plano Setorial do CCSA 2021-2025, chegamos à consideração acerca do nosso produto de intervenção do Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento, que consistirá na elaboração e desenvolvimento de uma rede social digital, focada na disseminação do conhecimento produzido dentro dos cursos do CCSA. Ao desenhar esse produto, este trabalho contribui diretamente com a Política Nacional de Tecnologia no Brasil, em especial a Política Nacional de Educação Digital – Lei nº 14.533 de 11 de janeiro de 2023, que visa instituir normativas que regem sobre a Educação brasileira no tocante ao uso de novas TIC e seus derivados dentro da Educação (Brasil, 2023). Promovendo uma Educação de qualidade para todos através do letramento digital, ampliação de acesso, formação integral, infraestrutura adequada e formação contínua para mestres e docentes. Além de outras normativas que têm por base o incentivo à tecnologia e a inovação, pode-se destacar a Lei nº 10.973/2004, que busca incentivar a pesquisa científica e tecnológica, além da inovação no âmbito da produtividade, buscando a autonomia digital e científica e o desenvolvimento industrial e sustentável nacional (Brasil, 2004). Especificamente, o aplicativo é uma RSD direcionada a divulgação do conhecimento científico produzido na universidade, para a geração e fortalecimento de comunidades científicas, sendo um espaço para trocas seguras de informação e debate dos mais diversos temas. Nos segmentos seguintes da dissertação, será apresentado com mais detalhes sobre o processo de funcionamento. Vale ressaltar que cada funcionalidade nova no aplicativo pode constituir uma atualização do produto inicial, como há a possibilidade da elaboração de spin off do produto base que venha a contribuir para o desenvolvimento e melhor utilização da RSD, quiçá das diversas RSD, a favor do processo informacional e educacional. É importante destacar, que essa é uma visão inicial e preliminar do produto, que apesar de estar sendo entregue e pronto para uso, ainda se constitui como um protótipo. Ao passo que o produto for sendo desenvolvido, junto as pesquisas, podem ocorrer insights, bem como mudanças que venham a aumentar o valor agregado do produto final, bem como gerar um impacto significativo para a sociedade.
Palavras-chave: Comunicação científica
Redes Sociais Digitais (RSD)
Mediação da informação
Regime de informação
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24016
Aparece nas coleções:Ciência da Informação (recursos educacionais e técnicos)

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