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dc.contributor.authorSantos, Maria Cleisiane da Conceição-
dc.date.accessioned2025-12-08T16:03:37Z-
dc.date.available2025-12-08T16:03:37Z-
dc.date.issued2025-10-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Cleisiane da Conceição. Argumentação e prova no ensino de matemática: uma investigação com alunos do ensino básico. 2025. 35 f. TCC (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24021-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the evidence presented by students according to the typology proposed by Balacheff (1987). To achieve this objective, we applied a questionnaire to a total of 156 students in 8th and 9th grade classes of elementary school and all three years of high school, both from public schools located in the municipality of Moita Bonita – SE. After analyzing the data, it became evident that students do not have difficulty presenting a counterexample to prove false statements, but that they are unable to present formal arguments to demonstrate the validity of a true statement. Therefore, it is necessary for teachers to work on argumentation in classes throughout Basic Education to assist in the development of logical reasoning from an early age.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino Básicopor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectProvaspor
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopor
dc.subjectEnsino da matemáticapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectArgumentationeng
dc.subjectTestseng
dc.titleArgumentação e prova no ensino de matemática : uma investigação com alunos do ensino básicopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Mateus, Marta Élid Amorim-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar as provas apresentadas pelos estudantes de acordo com a tipologia proposta por Balacheff (1987). Para alcançar tal objetivo aplicamos um questionário a um total de 156 alunos, em turmas do 8o e 9o ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio, ambas de escolas públicas situadas no Município de Moita Bonita – SE. Após a análise dos dados, ficou evidente que os estudantes não têm dificuldades em apresentar um contraexemplo para provar afirmações falsas, mas que eles não conseguem apresentar argumentos formais para exibir a validade de um enunciado verdadeiro. Portanto, é necessário que os professores trabalhem argumentação nas aulas de toda Educação Básica para auxiliar o desenvolvimento do raciocínio lógico desde tenra idade.pt_BR
dc.publisher.departmentDMAI - Departamento de Matemática – Itabaiana - Preencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana/SEpt_BR
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