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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24021Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Santos, Maria Cleisiane da Conceição | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-08T16:03:37Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-08T16:03:37Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-14 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Cleisiane da Conceição. Argumentação e prova no ensino de matemática: uma investigação com alunos do ensino básico. 2025. 35 f. TCC (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24021 | - |
| dc.description.abstract | This research aims to analyze the evidence presented by students according to the typology proposed by Balacheff (1987). To achieve this objective, we applied a questionnaire to a total of 156 students in 8th and 9th grade classes of elementary school and all three years of high school, both from public schools located in the municipality of Moita Bonita – SE. After analyzing the data, it became evident that students do not have difficulty presenting a counterexample to prove false statements, but that they are unable to present formal arguments to demonstrate the validity of a true statement. Therefore, it is necessary for teachers to work on argumentation in classes throughout Basic Education to assist in the development of logical reasoning from an early age. | eng |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Básico | por |
| dc.subject | Argumentação | por |
| dc.subject | Provas | por |
| dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | por |
| dc.subject | Ensino da matemática | por |
| dc.subject | Educação básica | por |
| dc.subject | Basic education | eng |
| dc.subject | Argumentation | eng |
| dc.subject | Tests | eng |
| dc.title | Argumentação e prova no ensino de matemática : uma investigação com alunos do ensino básico | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Mateus, Marta Élid Amorim | - |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo analisar as provas apresentadas pelos estudantes de acordo com a tipologia proposta por Balacheff (1987). Para alcançar tal objetivo aplicamos um questionário a um total de 156 alunos, em turmas do 8o e 9o ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio, ambas de escolas públicas situadas no Município de Moita Bonita – SE. Após a análise dos dados, ficou evidente que os estudantes não têm dificuldades em apresentar um contraexemplo para provar afirmações falsas, mas que eles não conseguem apresentar argumentos formais para exibir a validade de um enunciado verdadeiro. Portanto, é necessário que os professores trabalhem argumentação nas aulas de toda Educação Básica para auxiliar o desenvolvimento do raciocínio lógico desde tenra idade. | pt_BR |
| dc.publisher.department | DMAI - Departamento de Matemática – Itabaiana - Preencial | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
| dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
| dc.description.local | Itabaiana/SE | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Matemática | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Maria_Cleisiane_Conceicao_Santos.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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