Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Kaiane Rezende-
dc.date.accessioned2025-12-09T12:29:47Z-
dc.date.available2025-12-09T12:29:47Z-
dc.date.issued2025-09-04-
dc.identifier.citationBARROS, Kaiane Rezende. Formando mães e do lar: a disciplina escolar economia doméstica no curso ginasial da Escola Normal Rural Murilo Braga (1955-1961). 2025. 77 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24024-
dc.description.abstractThis research has as its object of study the school discipline Domestic Economics, taught in the gymnasium course of the Rural Normal School Murilo Braga (ENRMB), between the years 1955 and 1961, a period of inclusion and disappearance of this discipline in the school curriculum of the institution. Its main objective is to analyze the aforementioned discipline in the ENRMB gymnasium course, with emphasis on the contents taught. This work is justified by the importance of expanding the debate on this discipline in the formation of high school women's youth, as well as contributing to discussions on curriculum, history of school subjects, female education and history of education in Sergipe. The theoretical framework is based on the concept of school subjects analyzed in the light of the studies of André Chervel (1990), as well as dialogues with the concept of curriculum examined from the historical perspective of the contributions of Ivor Goodson (1997 and 2001). Following a methodological path of the History of Education research field in dialogue with the History of School Disciplines, which considered the documentary analysis of institutional sources from the collection of the Murilo Braga State College (CEMB), such as notebooks, recots, books, bulletins and other documents. The school discipline Domestic Economics was fundamental in the formation of Brazilian women during the time, reinforcing traditional gender roles and contributing to the construction of a specific female identity.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEscola Normal Rural Murilo Bragapor
dc.subjectEconomia domésticapor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectEducação femininapor
dc.subjectCurrículospor
dc.subjectDomestic economyeng
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectWomen's educationeng
dc.titleFormando mães e do lar : a disciplina escolar economia doméstica no curso ginasial da Escola Normal Rural Murilo Braga (1955-1961)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Simone Paixão-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo a disciplina escolar Economia Doméstica, ministrada no curso ginasial da Escola Normal Rural Murilo Braga (ENRMB), entre os anos de 1955 e 1961, período da inclusão e do desaparecimento desta disciplina no currículo escolar da instituição. Tem como objetivo principal, analisar a referida disciplina no curso ginasial da ENRMB, com ênfase nos conteúdos ministrados. Este trabalho justifica-se pela importância de se ampliar o debate sobre essa disciplina na formação da juventude feminina ginasial, bem como contribuir para as discussões sobre currículo, história das disciplinas escolares, educação feminina e história da educação em Sergipe. O referencial teórico se fundamenta no conceito de disciplinas escolares analisado à luz dos estudos de André Chervel (1990), como também será realizada interlocuções com o conceito de currículo examinado sob a ótica histórica das contribuições de Ivor Goodson (1997 e 2001). Seguindo um caminho metodológico do campo de pesquisa História da Educação em diálogo com a História das Disciplinas Escolares, o qual considerou a análise documental de fontes institucionais do acervo do Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB), como cadernetas, atas, livros, boletins e outros documentos. A disciplina escolar Economia Doméstica foi fundamental na formação das mulheres brasileiras durante a época, reforçando os papéis tradicionais de gênero e contribuindo para a construção de uma identidade feminina específica.pt_BR
dc.publisher.departmentDEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana/SEpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kaiane_Rezende_Barros.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.