Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Kathllen Kauanny Feitosa-
dc.date.accessioned2025-12-11T13:02:38Z-
dc.date.available2025-12-11T13:02:38Z-
dc.date.issued2025-04-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Kathllen Kauanny Feitosa. O corpo e suas pedagogias: análise das publicações de Thaís Carla e Virginia Fonseca. 2025. 34 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24049-
dc.description.abstractThis research is qualitative and is anchored in the assumptions of Gender Studies and Cultural Studies. Based on discussions on Education and Body, the general objective is to analyze the narratives about the body disseminated by Virginia Fonseca and Thaís Carla in their Instagram posts, understanding them as cultural pedagogies that question the social imaginary and guide behaviors, ways of being, existing and existing in the world. Three posts from each were updated, as well as their respective comments, in order to critically debate beauty standards and stimulate reflections that value diversity and question aesthetic ideals. To guide the research, the following question was asked: how do beauty standards, associated with characteristics such as race, social class and body weight, affect the perception and reach of digital influencers? The interpretation of the research is that Virginia Fonseca perpetuates hegemonic beauty stereotypes, which contrasts with Thais Carla, who challenges these standards, promoting body diversity, but both serve as lenses to investigate how diferente representations are targets of criticism from a sexist and patriarchal society. The results support suggestions for other relationships between the body and education.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectEstudos de gêneropor
dc.subjectBodyeng
dc.subjectDiversityeng
dc.subjectSocial networkseng
dc.subjectMental healtheng
dc.titleO corpo e suas pedagogias : análise das publicações de Thaís Carla e Virginia Fonsecapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Accorsi, Fernanda Amorim-
dc.description.resumoA presente pesquisa é qualitativa e está ancorada nos pressupostos dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais. A partir das discussões de Educação e Corpo, o objetivo geral é analisar as narrativas sobre o corpo difundidas por Virginia Fonseca e Thaís Carla em suas publicações no Instagram, compreendendo-as como pedagogias culturais que interpelam o imaginário social e orientam comportamentos, modos de ser, estar e existir no mundo. Foram estudadas três publicações de cada influenciadora e seus respectivos comentários, a fim de debater criticamente sobre os padrões de beleza e estimular reflexões que valorizem a diversidade e questionem ideais estéticos. Para orientar a pesquisa, foi perguntado: como os padrões de beleza, associados a características como raça, classe social e peso corporal, atravessam a percepção e o alcance das influenciadoras digitais? A interpretação da pesquisa é de que Virginia Fonseca perpetua os estereótipos de beleza hegemônicos, o que contrasta com Thais Carla, que desafia esses padrões, promovendo a diversidade corporal, mas ambas servem como lentes para investigar como diferentes representações são alvos de críticas da sociedade machista e patriarcal. Os resultados subsidiam sugestões de relações outras sobre corpo e educação.pt_BR
dc.publisher.departmentDEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana/SEpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kathllen_Kauanny_Feitosa_Santos.pdf738,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.