Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24608
Tipo de Documento: Monografia
Título : Potencial produtivo, comportamento e desenvolvimento precoce de materiais genéticos de eucalipto para o litoral do estado de Sergipe
Autor : Fernandes, Fernanda Luíza dos Santos
Fecha de publicación : 9-may-2024
Director(a): Mesquita, João Basílio
Co-Director(a): Rodrigues, Kelvin Santos
Resumen: O baixo suprimento de madeira para energia no estado de Sergipe levou indústrias a adquirirem madeira de outros fornecedores em outros estados, o que elevou o custo das suas atividades. A partir dessa realidade, surgiu a necessidade de desenvolver estudos quanto a seleção de materiais genéticos de eucalipto adaptados às condições edafoclimáticas do litoral sergipano, considerando parâmetros como incremento em altura, diâmetro e volume bem como sua produtividade na região. O objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento e desenvolvimento precoce de materiais genéticos de eucalipto de alta densidade no litoral do estado de Sergipe. O experimento consistiu na implantação de 15 clones de Eucalyptus spp., através do delineamento em blocos casualizado (DBC), distribuídos de forma aleatória em 4 blocos (repetições), formando unidades amostrais constituídas por 6 linhas e 6 árvores por linha, totalizando 36 árvores por parcela. A parcela útil avaliada é composta por 16 árvores centrais. As avaliações quantitativas e qualitativas ocorreram aos 18 meses após o plantio, avaliando altura, diâmetro à altura do peito (DAP), volume de madeira, incremento médio anual, taxa de sobrevivência e anormalidades bióticas e abióticas. Utilizou-se da análise de variância (ANOVA), comparando e agrupando as médias pelo teste de Scott-Knott (p ≤ 0,05) das variáveis quantitativas avaliadas. Na avaliação quantitativa observou-se destaque inicial do clone PF09 por apresentar resultados satisfatórios quanto às variáveis analisadas, o colocando em observação quanto ao seu desenvolvimento e produtividade para a matriz energética de alta densidade em Sergipe. Na avaliação qualitativa foi observado que os clones PF01, PF02, PF03 PF04 e PF07 apresentaram maiores taxas de anormalidades como bifurcação e tortuosidade.
Palabras clave : Engenheira florestal
Ensino superior (UFS)
Biomassa (Energia)
Teste clonal
Eucalyptus spp
Área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::ENERGIA DE BIOMASSA FLORESTAL
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCF - Departamento de Ciências Florestais - São Cristóvão - Presencial
Citación : Fernandes, Fernanda Luíza dos Santos. Potencial produtivo, comportamento e desenvolvimento precoce de materiais genéticos de eucalipto para o litoral do estado de Sergipe. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Engenharia Florestal) – Departamento de Ciências Florestais, Centro de Ciências Agrárias Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24608
Aparece en las colecciones: Engenharia Florestal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Fernanda_Luiza_Santos_Fernandes.pdf2,62 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.