Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24674
Tipo de Documento: Artigo
Título: A sociologia de um gênero: o baião
Autor(es): Britto, Clovis Carvalho
Data do documento: Ago-2015
Resumo: A poesia resultante de composições como “Baião”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, associada ao peculiar ritmo oriundo das confluências entre zabumba, triângulo e sanfona, traduz o sentimento resultante da leitura do sensível e inquiridor trabalho de Elder P. Maia Alves intitulado A sociologia de um gênero: o baião. Trabalho, consagrado no Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga 2012, consiste em uma espécie de continuidade das análises do pesquisador, cuja trajetória tem se dedicado a compreensão dos itinerários áridos e úmidos do sertão e das tramas poéticas e políticas da cultura popular sertanejo-nordestina (Alves, 2011; 2004). Todavia, é um projeto criativo que avança como um repertório marcado pelas inovações, abrindo espaço para a propositura de experimentações e para o reconhecimento de um estilo já evidenciado pelo público admirador de seu percurso epistemológico.
Palavras-chave: Baião
Luiz Gonzaga
Sociologia
Genêro musical
ISSN: 1980-5462
https://doi.org/10.1590/S0102-699220150002000013
Parte de : Sociedade e Estado
Idioma: por
Instituição/Editora: Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
Citação: BRITTO, C. C. A sociologia de um gênero: o baião. Sociedade e Estado, Brasília, v. 30, n. 2, p. 555–559, maio/ago. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/3fKyCZtVD43kcFYHw833wFc/?lang=pt. Acesso em: 26 fev. 2026.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24674
Aparece nas coleções:DCS - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SociologiaGeneroBaiao.pdf183 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.