Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/25321
Tipo de Documento: Monografia
Título: Avaliação de genótipos de sorgo granífero na região do SEALBA alagoano
Autor(es): Cruz, José Reinaldo Silva
Data do documento: 28-Ago-2025
Orientador: Câmara, Tassiano Maxwell Marinho
Resumo: O sorgo granífero é uma cultura com grande potencial para a região do Sealba alagoano que pode contribuir para a diversificação da matriz de produção agrícola desta região. A realização do presente trabalho, teve como objetivo avaliar o desempenho agronômico de cultivares de sorgo granífero nas condições edafoclimáticas do Sealba de Alagoas. O experimento foi conduzido a campo, no município de Coruripe-AL, e nas dependências da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju-SE. Foram avaliados 25 genótipos de sorgo granífero em delineamento de blocos casualizados com três repetições. As parcelas foram constituídas de duas linhas de cinco metros com espaçamento entre linhas de 50 cm. As cultivares foram comparadas quanto às características agronômicas como, dias para o florescimento, produção de grãos e produção de massa verde. Foram constatadas diferenças significativas entre os genótipos para as três características avaliadas. As cultivares apresentaram florescimento médio de 60 dias. A produtividade média de grãos variou de 5.189 a 10.635 kg/ha entre os materiais testados. A produção de massa verde variou de 19.735 a 47.249 kg/ha. Os resultados demonstram o potencial produtivo do sorgo granífero, indicando que a cultura pode ser melhor explorada por produtores locais como alternativa à diversificação da produção de grãos na região do Sealba. Dentre os genótipos testados 1822053, CMSXS 3029, CMSXS 3023 e CMSXS 3015 apresentaram maiores produtividades de grãos e são considerados mais promissores para o cultivo nas condições locais.
Palavras-chave: Engenharia agronômica
Ensino superior (UFS)
Sorghum bicolor
Poaceae
Glúten
Autógama
Edafoclimáticas
Agricultura (SEALBA)
Coruripe (AL)
Sorgo granífero
área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DEA - Departamento de Engenharia Agronômica – São Cristóvão – Presencial
Citação: Cruz, José Reinaldo Silva. Avaliação de genótipos de sorgo granífero na região do SEALBA alagoano. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Engenharia Agronômica) – Departamento de Engenharia Agronômica, Centro de Ciências Agrárias Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/25321
Aparece nas coleções:Engenharia Agronômica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose_Reinaldo_Silva_Cruz.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.