Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/25611
Tipo de Documento: Monografia
Título: Emoções positivas em pacientes oncológicos em Sergipe
Autor(es): Martins, Lype Aragão Pinto
Cunha, Rayane Rezende
Data do documento: 11-Fev-2025
Orientador: Freitas, Carla Kalline Alves Cartaxo
Coorientador: Santos, Thaiane Santana
Resumo: Introdução: Estados de espírito, virtudes morais, traços de personalidade, coping (estratégia de enfrentamento). As emoções positivas têm sido caracterizadas de diversas maneiras ao longo dos tempos humanos, evidenciando a dificuldade, ou não, para definí-las. Essas virtudes são um estado de bem-estar geral desencadeado por hábitos e vivências individuais. Paralelamente, há quem igualmente utilize dessas emoções em situações negativas da vida e, por conseguinte, esteja melhor emocionalmente para enfrentar traumas. Objetivo: Identificar o perfil das emoções positivas de pacientes oncológicos. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, com recorte transversal. O levantamento foi feito por meio de escalas aplicadas (Escala de Gratidão Transpessoal-EGT, Escala de Esperança de Herth-EEH e Escala de Positividade-EP) e instrumento de caracterização sociodemográfica e econômica. A coleta foi realizada na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia-UNACON do Hospital Cirurgia em Aracaju, Sergipe. A amostra foi não probabilística, por conveniência, envolvendo pacientes em tratamento oncológico na unidade. Os dados foram tabulados no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Utilizou-se técnicas estatísticas descritivas, ajustadas à natureza dos dados, características das variáveis e amostra. Resultados: A maior parte da amostra foi do sexo feminino (74,7%), casada (39,8%), possui filhos (85,5%) e de religião católica (59%). A média das escalas foram consideravelmente altas de acordo com os respectivos escores máximos. A EGT com 87,4; EEH com 41,4; EP com 33,6 apontando alto grau de positividade emocional.
Palavras-chave: Saúde mental
Oncologia
Neoplasias
Emoções
Mental health
Medical oncology
Neoplasms
Emotions
área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DENL - Departamento de Enfermagem - Lagarto - Presencial
Citação: MARTINS, Lype Aragão Pinto; CUNHA, Rayane Rezende. Emoções positivas em pacientes oncológicos em Sergipe. 2025. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/25611
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lype_Aragão_Pinto_Martins&Rayane_Rezende_Cunha.pdf994,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.