Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/3230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGhiggi, Vani Piaia-
dc.date.accessioned2017-09-25T13:54:45Z-
dc.date.available2017-09-25T13:54:45Z-
dc.date.issued2015-02-11-
dc.identifier.citationGHIGGI, Vani Piaia. A linguagem simbólica nas pinturas parietais da Fazenda Mundo Novo - Sergipe. 2015. 115 f. Dissertação (Pós-Graduação em Arqueologia) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, SE, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/3230-
dc.description.abstractThe sites of rock art, term conventionally defined and used by a great number of researchers, about this subject, are expressed since the Paleolithic. The developed studies aimed to understand the presence of these archeological sites are not notorious in Sergipe State. In these terms, there was a concern to develop a more detailed research on rock art and the symbolic universe of its producer, since the Canindé de São Francisco is pointing as a place of great archaeological potential and raises discussions about it. When analyzing the figures applying the semiotic method, it was noticed that the sites with rock art inserted into the Mundo Novo Farm can be read as signs that communicate. Each has its own peculiarities and similarities in the types of signs displayed in a color of the symbolic elements shared among individuals living in the area. The semiotic approach to rock art was made possible by the establishment of subdisciplinary fields in Arqueologica, consolidated in the last decade.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArqueologiapor
dc.subjectPinturas rupestrespor
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectCanindé de São Francisco (SE)por
dc.subjectArte rupestrepor
dc.subjectArqueologia contextualpor
dc.subjectSignopor
dc.subjectRock arteng
dc.subjectContextual archeologyeng
dc.subjectSemioticseng
dc.subjectSigneng
dc.subjectArchaeologyeng
dc.titleA linguagem simbólica nas pinturas parietais da Fazenda Mundo Novo - Sergipepor
dc.title.alternativeThe language in symbolic rupestres paintings of the Mundo Novo farm – Sergipeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4358751747106563por
dc.contributor.advisor1Santos, Jenilton Ferreira-
dc.description.resumoOs sítios de arte rupestre, termo convencionalmente definido e utilizado por um grande número de pesquisadores, são manifestados desde o período Paleolítico. Os estudos desenvolvidos que buscam entender a presença desses sítios arqueológicos não são notórios no estado de Sergipe. Nesses termos, houve a preocupação em desenvolver uma pesquisa mais detalhada sobre a arte rupestre e o universo simbólico de seu produtor, visto que o município de Canindé de São Francisco é apontando como local de grande potencial arqueológico e suscita discussões a respeito. Ao analisar as figuras aplicando o método semiótico, percebeu-se que os sítios com arte rupestre inseridos na Fazenda Mundo Novo, podem ser lidos como signos que comunicam. Cada qual possui particularidades e similaridades quanto aos tipos de signos expostos, sendo a cor um dos elementos simbólicos compartilhado entre os indivíduos vivendo na área. A abordagem semiótica para a arte rupestre foi possível devido o estabelecimento dos campos subdisciplinares na Arqueologica, consolidados na última década.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Arqueologiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANI_PIAIA_GHIGGI.pdf3,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.