Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/3231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNovaes, Luciana de Castro Nunespt_BR
dc.date.accessioned2017-09-25T13:54:45Z-
dc.date.available2017-09-25T13:54:45Z-
dc.date.issued2013-03-27-
dc.identifier.citationNOVAES, Luciana de Castro Nunes. A morte visível e a vida invisível: um estudo sobre o assentamento de Exu e a Paisagem Sagrada da Enseada de Água de Meninos, Salvador (Bahia). 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2013.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/3231-
dc.description.abstractThe goal of this study is to give an archaeological comprehension of Água de Meninos Bay (Salvador/Bahia) as a sacred site, formed by layers of material and intangible meanings, due to the submerged presence of an iron structure attributed to Exu. Thus, the intentional presence of a religious structure characterizes this space as a historic site, making it possible to think of the processes of religious appropriation of the landscape, the handling of the materiality and the construction of diasporic realities on the New World. Exu possesses mythical powers related to trade and communication, presently worshipped on the extension of Benin Gulf and in the Afro Brazilian religions, the deity is considered to be the protector of fairs and markets as well as the patron of the circulation of goods and knowledges. The religious structure was found near the Ferry Boat station. The Ferry-Boat station site is located between the historical region where successive fairs took place in the 19th and 20th centuries and the Salvador sea Port, which is at work since the 16th century on Água de Meninos. Therefore, the Archaeology of Religion was taken as the theoretical and methodological field to be applied in the problematization both of the afro-religious material culture and the Bay s landscape, in order to allow the ritualistic, religious and sacred aspects Bahian Afro descendant populations to acquire archaeological sense and meaning.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArqueologia da religiãopor
dc.subjectPaisagem sagradapor
dc.subjectEnseada de Água de Meninospor
dc.subjectExupor
dc.subjectArchaeology of religioneng
dc.subjectSacred landscapeeng
dc.subjectÁgua de Meninos Bayeng
dc.subjectExueng
dc.titleA morte visível e a vida invisível: um estudo sobre o assentamento de Exu e a Paisagem Sagrada da Enseada de Água de Meninos, Salvador (Bahia)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3915432743060333por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5815545259167108por
dc.contributor.advisor1Guimarães, Márcia Barbosa da Costapt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse estudo é compreender arqueologicamente a Enseada de Água de Meninos (Salvador/Bahia) como uma paisagem sagrada, composta por camadas de significados materiais e intangíveis, devido à presença submersa de uma estrutura de ferro atribuída a Exu. Dessa forma, a presença intencional da estrutura religiosa ao fundo da Enseada configura esse espaço como um sítio histórico, permitindo pensar sobre os processos de apropriação religiosa da paisagem, de manipulação da materialidade e da construção de realidades diaspóricas no Novo Mundo. Exu possui poderes míticos relacionados ao comércio e à comunicação, cultuado atualmente na extensão do Golfo do Benin e no interior das religiões afro-brasileiras, é considerado o protetor das feiras e dos mercados como também patrono da circulação de bens e saberes. Por sua vez, a estrutura religiosa, foi registrada próxima ao Ferry Boat. O espaço do Ferry Boat está situado entre a região histórica da presença de sucessivas feiras, entre o século XIX e XX e o Porto marítimo de Salvador, em funcionamento desde o século XVI, em Água de Meninos. Para tanto, a Arqueologia da Religião é entendida como o campo teórico-metodológico a ser utilizado na problematização da cultura material afro-religiosa e da paisagem da Enseada, permitindo que os aspectos rituais, religiosos e sagrados das populações afrodescendentes na Bahia ganhem sentido e significado arqueológico.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Arqueologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANA_CASTRO_NUNES_NOVAES.pdf3,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.