Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/3340
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Christiano Limapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T11:34:19Z-
dc.date.available2017-09-26T11:34:19Z-
dc.date.issued2014-05-16-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/3340-
dc.description.abstractIn recent decades, geographic barriers no longer exist, communication has become faster and affordable and technological tools expanded the power of human information processing, leading to profound economic, social and cultural transformations. Thus, Information and Communication Technologies received critical role in a society that communicates, negotiates and learns "in network", however educational approaches adopted in schools and universities are still lagged. New constructivist teaching techniques such as Project-Based Learning and computational tools like Virtual Learning Environments are researched and experimented, suggesting educational project management through cyberspace as a possible educational approach that promotes the construction of knowledge by the learners themselves collaboratively and overcoming geographical constraints. This dissertation analyzes the Virtual Learning Environment Moodle to support the technique of Project-Based Learning and presents a software architecture for the educational project management like an environment that enables learning of more autonomous and collaborative way.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSistemas de computação - Educaçãopor
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospor
dc.subjectProgramas de computador - Aprendizagempor
dc.subjectMoodlepor
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospor
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempor
dc.subjectComputer programseng
dc.subjectComputer systemseng
dc.subjectShared virtual environmentseng
dc.subjectVirtual learning environmentseng
dc.subjectProject-based learningeng
dc.titleDmitry: uma arquitetura para gestão ágil de projetos no moodlepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0598828216648683por
dc.contributor.advisor1Schneider, Henrique Noupt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas, barreiras geográficas deixaram de existir, a comunicação tornou-se mais veloz e acessível e ferramentas tecnológicas ampliaram o poder de processamento humano das informações, levando a profundas transformações econômicas, sociais e culturais. Assim, Tecnologias da Informação e Comunicação receberam papel fundamental em uma sociedade que se comunica, negocia e aprende "em rede", entretanto abordagens educacionais adotadas nas instituições de ensino ainda se encontram defasadas. Novas técnicas de ensino construtivistas como a Aprendizagem Baseada em Projetos e ferramentas computacionais como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são pesquisadas e experimentadas, apontando a gestão de projetos educativos por meio do ciberespaço como uma possível abordagem educacional capaz de promover a construção do conhecimento pelos próprios aprendizes de forma colaborativa e superando restrições geográficas. Esta dissertação analisa o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle como suporte à técnica de Aprendizagem Baseada em Projetos e apresenta uma arquitetura de software para a gestão de projetos educativos como um ambiente que permita a aprendizagem de forma mais autônoma e colaborativa.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CHRISTIANO_LIMA_SANTOS.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.