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dc.contributor.authorNascimento, Rosa Leila Lima do-
dc.date.accessioned2017-09-26T11:43:04Z-
dc.date.available2017-09-26T11:43:04Z-
dc.date.issued2016-04-29-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Rosa Leila Lima do. Importância da propriedade intelectual na concepção marcaria : uma análise do cenário do registro de marca nas indústrias sergipanas. 2016. 66 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/3427-
dc.description.abstractIntellectual property is an instrument that gives the author the protection of their legal rights involving essential factors in property protection requirement or exclusivity resulting from intellectual activity in the industrial, scientific, literary and artistic. The brand is characterized as an element of intellectual property, since the registration of a trademark and its dissemination in the industrial scenario can become synonymous with reliability when it becomes identified as a benchmark for quality, durability of strength, status, and security for the customer's product or service. Therefore, this study aimed to verify the benefits for small and medium-sized companies that decide to register your trademark, specifically in the design of the registration of marks in Sergipe industries. For field research were used the information obtained in the questionnaires used in the industries of manufacturing segments, wood and furniture, information technology, metalworking, food, chemicals, ceramics, oil and gas and others, seeking to identify the importance attached for them to brand management. It was noted that there is a lot of resistance by entrepreneurs register their brands, especially the little knowledge about the importance of registration and the bureaucratic system involving the legal formalities.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPropriedade intelectualpor
dc.subjectMarca registradapor
dc.subjectIndústriaspor
dc.subjectPropriedade industrialpor
dc.subjectProteçãopor
dc.subjectRegistropor
dc.subjectMarcapor
dc.subjectBrandeng
dc.subjectProtectioneng
dc.subjectRecordpor
dc.subjectIndustrieseng
dc.subjectIndustrial propertyeng
dc.titleImportância da propriedade intelectual na concepção marcaria : uma análise do cenário do registro de marca nas indústrias sergipanaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6609648402627356por
dc.contributor.advisor1Paixão, Ana Eleonora Almeida-
dc.description.resumoA Propriedade Intelectual é um instrumento que garante ao autor a proteção de seus direitos legais que envolvem fatores imprescindíveis no requisito de proteção da propriedade ou exclusividade resultante da atividade intelectual nos campos industrial, científico, literário e artístico. A marca caracteriza-se como um elemento da Propriedade Intelectual, já que o registro de uma marca e, consequentemente, sua divulgação no cenário industrial pode se tornar sinônimo de confiabilidade, quando esta passa a ser identificada como uma referência de qualidade, de durabilidade, de resistência, de status, e de garantia para a clientela do produto ou serviço. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo verificar os benefícios para as pequenas e médias empresas que decidem registrar sua marca, especificamente na concepção do registro das marcas nas indústrias sergipanas. Para a pesquisa de campo foram utilizadas as informações obtidas nos questionários aplicados nas indústrias dos segmentos de confecção, madeira e móveis, tecnologia da informação, metal-mecânica, alimentos, produtos químicos, cerâmica, petróleo e gás e outros, procurando identificar a importância atribuída por elas à gestão da marca. Notou-se que existe muita resistência pelos empresários em registrarem suas marcas, principalmente pelo pouco conhecimento sobre a importância do registro e o sistema burocrático envolvendo os trâmites legais.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectualpor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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