Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Rivanda Meira-
dc.contributor.authorCarvalhal, Felipe-
dc.contributor.authorLeão, Ana Luísa-
dc.date.accessioned2013-02-18T21:40:47Z-
dc.date.available2013-02-18T21:40:47Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.citationCARVALHAL, F.; LEÃO, A. L.; TEIXEIRA, R. M. Empreendedorismo Jovem: perfil e motivações de empreendedores de Aracaju, Sergipe. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Niterói, v. 6, n.4, p. 124-143, out./dez. 2012. Disponível em:<http://www.uff.br/pae/index.php/pca/article/view/227/157>. Acesso em: 18 fev. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1982-2596-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/397-
dc.description.abstractApesar da participação significativa dos jovens na criação de empresas e dos mecanismos para incentivá-los, pouco se conhece sobre as especificidades de jovens empreendedores. Este estudo teve como objetivo geral analisar o perfil e as motivações dos empreendedores jovens de Aracaju, Sergipe. Especificamente pretende delinear o perfil desses jovens que empreendem, identificar as sua motivação para a abertura do negócio e ainda descrever as empresas criada por esses empreendedores. Esta pesquisa classifica-se como quantitativa, descritiva e de corte transversal. A estratégia de pesquisa adotada foi survey, utilizando-se de um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados. Foram pesquisados 27 jovens empreendedores, entre 18 e 34 anos, da cidade de Aracaju, com adoção de critério amostral não probabilístico. Como principais resultados foi possível destacar que os empreendedores jovens de Aracaju são na sua maioria do sexo masculino, idade entre 25 e 34 anos, alto grau de educação formal, renda familiar elevada, solteiros e não são associados ao CJE. Verificou-se ainda que estes jovens criam seu negócios por oportunidade, motivados pela busca de realização pessoal, para aproveitar uma oportunidade de mercado ou para alcançar a independência financeira. As empresas constituídas por eles são de pequeno porte, do setor de serviço, com a participação de sócios e o capital inicial é próprio, da família ou do sócio. _____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This paper focuses on a category of intervention which is of clinical nature, although it occurs in a social/community context. We briefly discuss the concepts of clinic and community, so that the development of such intervention may emerge not from the juxtaposition or transposition of approaches, but, above all, that it gives the possibility of reformulating and creating new courses of action. We propose the definition of a practice which reveals an epistemology, which is situated in clinical observation as well as belonging to a context, group, family and political dimension, because it takes place in the complementary zone of interaction among people who are subjects of emotion and affection, however, social beings per excellence.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectJovens empreendedorespt_BR
dc.titleEmpreendedorismo jovem: perfil e motivações de empreendedores em Aracaju, Sergipept_BR
dc.title.alternativeYouth entrepreneurship: profile and motivations of entrepreneurs in Aracaju, Sergipept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Attribution Licensept_BR
Aparece nas coleções:DAD - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmpreendedorismoJovem.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.