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dc.contributor.authorCarlos, Aneliese de Castro-
dc.date.accessioned2017-09-26T12:34:36Z-
dc.date.available2017-09-26T12:34:36Z-
dc.date.issued2017-07-27-
dc.identifier.citationCARLOS, Aneliese de Castro. Entre a academia o mercado - onde comunicação e marketing se encontram : um estudo de caso da Rede Petrográs SE. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4017-
dc.description.abstractThis paper proposes a discussion about the link between organizational communication and marketing. Although they are related subjects, they are often analyzed under different perspectives. Its general objective is to understand how the integration between communication and marketing occurs, both in theory and in practice, observing as an example cases companies participating in the Petrogás SE Network. These companies are certified by ISO and audited periodically, in addition it has as system of management the Integrated Management System (SGI). From the protocol created by Yin (2015) a research was done on how the integrated communication of marketing has been worked in these institutional environments. Our intention was to understand if having an Integrated Management System makes the communication and marketing of these companies professional or close to what is said in theory. In order to do so, a qualitative research was done using the methodology. Unique and holistic case study proposed by Yin (2015), being used as participant observation method and semi-structured interviews. Through the study it can be seen that even in the strict methods proposed by international norms, both communication and marketing have been neglected in these institutions. There is a great lack of knowledge and lack of preparation regarding the areas addressed by the administrators and the absence of specific professionals to implement organizational communication actions and their integration into marketing.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectComunicação de massapor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectComunicação nas organizaçõespor
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectComunicação integrada de marketingpor
dc.subjectSistema de Gestão Integrada (SGI)por
dc.subjectRede Petrogáspor
dc.subjectOrganizational communicationeng
dc.subjectIntegrated marketing communicationeng
dc.subjectIntegrated Management Systemeng
dc.subjectPetrogás Networkeng
dc.titleEntre a academia o mercado - onde comunicação e marketing se encontram : um estudo de caso da Rede Petrográs SEpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Felizola, Matheus Pereira Mattos-
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma discussão sobre a ligação existente entre comunicação organizacional e marketing. Apesar de serem assuntos correlatos, são frequentemente analisados sob óticas diferentes. Seu objetivo geral é entender como acontece a integração entre comunicação e marketing, tanto na teoria quanto na prática, observando como exemplo casos empresas participantes da Rede Petrogás SE. Tais empresas são certificadas pelas ISO e auditadas periodicamente, além disso tem como sistema de gestão o Sistema de Gestão Integrada (SGI). A partir do protocolo criado por Yin (2015) foi feita uma pesquisa sobre como a comunicação integrada de marketing vem sendo trabalhada nesses ambientes institucionais. Nosso intuito foi perceber se o fato de terem um Sistema de Gestão Integrada faz com que a comunicação e o marketing dessas empresas sejam profissionais, ou se aproximem do que é dito na teoria. Para tanto foi feita uma pesquisa qualitativa, com utilização da metodologia Estudo de caso único e holístico proposto por Yin (2015) sendo utilizados como método de coleta observação participante e entrevistas semiestruturadas. Através do estudo pode-se perceber que mesmo atendendo a métodos rígidos propostos por normas internacionais, tanto a comunicação, quanto o marketing vem sendo muito negligenciados nessas instituições. Existe um grande desconhecimento e despreparo com relação as áreas abordadas por parte dos administradores e ausência de profissionais específicos para implantação de ações de comunicação organizacional e sua integração ao marketing.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação

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