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dc.contributor.authorRodrigues, Carolina Bueno-
dc.date.accessioned2017-09-26T12:34:42Z-
dc.date.available2017-09-26T12:34:42Z-
dc.date.issued2016-03-30-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Carolina Bueno. Da retórica ao retweet : os elementos persuasivos nos discursos do ex-governador Marcelo Déda, compartilhados no Twiiter. 2016. 202 f. Dissertação (Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4027-
dc.description.abstractThis paper proposes to investigate the persuasive elements present in the speeches of Sergipe former governor Marcelo Déda, published in his personal Twitter account. Marcelo Déda was one of the main representatives not only of the Northeast of Brazil but also the entire country - between 2010 and 2013 - in the use of online social networks for political and governmental purposes. Due to the need to examine instances of production and circulation of these discourses, according to the argumentative strategies used by Déda, the aim of this study is grounded in textual analysis method Discourse proposed by Galiazzi and Moraes (2007), which uses the analysis speech at the production stage and the content analysis, the circulation stage of tweets. For the particularities of the object, it was also carried out a biographical study of the former governor, according to the guidelines suggested by Gobbi ( DUARTE ed., 2010), to contextualize its discursive profile. In addition to this study, it is presented here all the material collected and the guiding concepts that supported this research. The results of the analyzes show that the policy-governmental communication appropriates various techniques and rhetorical elements of language, also common in advertising, and it is becoming more appropriate to the new reality of convergence of multiple information flows of social media on search of the collective ownership of ideas.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectTwitterpor
dc.subjectRedes sociais on-linepor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectRetórica -- (subd. geog.)por
dc.subjectOratóriapor
dc.subjectPersuasão (Psicologia)por
dc.subjectRetóricapor
dc.subjectDiscursos, alocuções, etcpor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectPersuasioneng
dc.subjectPolicyeng
dc.subjectTwittereng
dc.subjectSocial networkseng
dc.subjectMarcelo DédaPOR
dc.titleDa retórica ao retweet : os elementos persuasivos nos discursos do ex-governador Marcelo Déda, compartilhados no Twiiterpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8864075558806776por
dc.contributor.advisor1Felizola, Matheus Pereira Mattos-
dc.description.resumoEste trabalho propõe-se a investigar os elementos persuasivos presentes nos discursos do ex- governador sergipano, Marcelo Déda, publicados na sua conta pessoal do Twitter. Marcelo Déda foi um dos principais representantes do Nordeste e do Brasil - entre 2010 e 2013 - no uso das redes sociais digitais para fins políticos e governamentais. Devido à necessidade de analisar as instâncias de produção e de circulação desses discursos, em função das estratégias argumentativas utilizadas por Déda, a proposta deste estudo está embasada no método de Análise Textual Discursiva, proposto por Galiazzi e Moraes (2007), que utiliza a análise de discurso na etapa de produção e a análise de conteúdo, na etapa de circulação dos tweets. Em razão das especificidades do objeto, também foi realizado um estudo biográfico do ex- governador, de acordo com as orientações sugeridas por Gobbi (DUARTE org., 2010), para contextualizar seu perfil discursivo. Além desse estudo, é apresentado aqui todo material coletado e os conceitos norteadores que embasaram esta pesquisa. O resultado das análises realizadas revela que a comunicação política-governamental apropria-se de diversas técnicas e elementos retóricos de linguagem, também comuns na publicidade, e está cada dia mais adequada à nova realidade de convergência dos múltiplos fluxos informacionais das mídias sociais, na busca da adesão coletiva de ideias.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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