Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta Filho, Ricardo Gomespt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T12:34:45Z-
dc.date.available2017-09-26T12:34:45Z-
dc.date.issued2014-06-27-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4035-
dc.description.abstractUsing an exploratory approach, this master thesis aims to provide an understanding of the issues around wildlife films as possible study objects. In the first part, this is made by examining some perspectives of the recent field of the Human-Animal Studies (HAS), which seeks to provide an interdisciplinary look at the several issues affecting the vast range of ethical, emotional, symbolic interactions between humans and nonhuman animals. The research also tries to enumerate some of the main theoretical, formal and historiographical questions on this matter with an analysis of the documentary film and wildlife film genres. In its final part, this master thesis embarks on an examination of Jacques Perrin´s Winged Migration (2001) and Luc Jacquet s March of the Penguins (2005) with the assumption that they can serve to demonstrate the importance and the complexity of animal representation in film.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectDocumentário (Cinema)por
dc.subjectAnimais - Comportamentopor
dc.subjectFilmes de vida selvagempor
dc.subjectRelação homem-animalpor
dc.subjectAnimal behavioreng
dc.subjectDocumentary filmseng
dc.subjectHuman-animal relationshipseng
dc.subjectMotion pictureseng
dc.subjectWildlife filmseng
dc.subjectHuman-animal studieseng
dc.subjectWildlife filmseng
dc.titleOlhar humano, vida animal: subsídios para um estudo dos Wildlife Filmspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2214893443493639por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0782303696779647por
dc.contributor.advisor1França, Lilian Cristina Monteiropt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo oferecer, a partir de uma perspectiva principalmente exploratória e bibliográfica, um olhar para os chamados wildlife films, ou filmes de vida selvagem, enquanto objetos de pesquisa. Esse esforço é realizado em um primeiro momento com o auxílio do recente campo de pesquisa dos Human-Animal Studies, que buscam compreender de maneira interdisciplinar as diversas problemáticas que afetam a imensa gama de interações éticas, afetivas, simbólicas entre os humanos e os animais não humanos. A pesquisa também empreende, nesse bojo, um estudo do documentário e do subgênero em questão em uma análise teórica e na descrição de um breve trajeto historiográfico. Em seguida, em um segundo momento, é realizada uma análise, ainda dentro da proposta exploratória do estudo, dos filmes Migração Alada (2001), de Jacques Perrin, e A Marcha dos Pinguins (2005), de Luc Jacquet.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RICARDO_GOMES_COSTA_FILHO.pdf2,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.