Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/422
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTeixeira, Rivanda Meira-
dc.contributor.authorMorrison, Alison-
dc.date.accessioned2013-02-25T17:39:40Z-
dc.date.available2013-02-25T17:39:40Z-
dc.date.issued2004-03-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, R. M.; MORRISON, A. Desenvolvimento de empresários em empresas de pequeno porte do setor hoteleiro: processo de aprendizagem, competências e redes de relacionamento. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 105-128, jan./mar. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v8n1/v8n1a06.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1982-7849-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/422-
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento dos empresários em empreendimentos de pequeno porte do setor hoteleiro e enfocar o processo de aprendizagem por meio da análise das competências percebidas como necessárias ao desempenho dos negócios, das necessidades de treinamento, de como esses empresários percebem que aprendem e, finalmente, de como as redes de relacionamento (networks) interferem no processo. Tem natureza exploratória, qualitativa e interpretativa. Entrevistas pessoais semi-estruturadas foram realizadas com 30 proprietários de empreendimentos hoteleiros de pequeno porte em Sergipe, que foram estimulados a explicar as suas respostas. A discussão do seu desenvolvimento reforça algumas das constatações observadas na literatura quanto às dificuldades de descobrir formas de aumentar o nível de competência gerencial desses empresários e identificar estratégias de estímulo ao aprendizado contínuo. _____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The aim of this study is to analyse owner’s professional development in small hospitality firms. It focuses on the learning process through the analysis of competencies perceived as essential to business performance, training style and the way these owners perceive how they learn. Furthermore, it considers how the owners can learn through networks. The study can be considered qualitative, exploratory and interpretative and the data was collected from a sample of thirty business owners of small hospitality firms localized in Sergipe, Brazil, who were encouraged to elaborate their responses. The discussion concerning the development of these owners confirms some of the theoretical framework focusing upon difficulties in finding ways to increase the owner’s competence level and to identify strategies to stimulate the adoption of a lifelong learning philosophy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSetor hoteleiropt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectRelacionamentos interorganizacionaispt_BR
dc.subjectRedes de cooperaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de empresários em empresas de pequeno porte do setor hoteleiro: processo de aprendizagem, competências e redes de relacionamentopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Attribution Licensept_BR
Appears in Collections:DAD - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesenvolvimentoEmpresáriosSetorHoteleiro.pdf782,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.