Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/433
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pagan, Acácio Alexandre | - |
dc.contributor.author | Lima, Edenilse Batista | - |
dc.date.accessioned | 2013-02-27T22:02:41Z | - |
dc.date.available | 2013-02-27T22:02:41Z | - |
dc.date.issued | 2011-09 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, E. B.; PAGAN, A. A. Educação, saúde e sexualidade: o que pensam os discentes?. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 5., 2011, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: Educon, 2011. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%2013/PDF/Microsoft%20Word%20-%20EDUCAcaO_SAuDE%20E%20SEXUALIDADE%20O%20QUE%20PENSAM%20OS%20DISCENTES.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/433 | - |
dc.description.abstract | O indivíduo promove sua saúde quando conhece sua própria sexualidade e os potenciais riscos que corre quando não a vivencia de maneira consciente. A saudável concretização desse direito se dá a partir das práticas sócio-educativas, principalmente na família e na escola. Assim sendo, neste trabalho buscou-se compreender a inter-relação entre a educação, a sexualidade e a saúde, a partir da visão dos alunos do ensino médio de uma escola pública estadual da cidade de São Cristóvão/SE. Os dados foram obtidos através da aplicação de 231 questionários com questões fechadas. Os resultados dessa pesquisa ratificam a importância do papel da família e da escola na (re)construção da sexualidade do adolescente. Os temas de saúde e sexualidade fazem parte do universo de preocupações desses jovens, no entanto, a discussão sobre estes temas, muitas vezes, não encontra espaço nos ambientes escolares e familiares. _____________________________________________________________________________________________ RESUMEN: El individuo promueve su salud cuando conoce su propia sexualidad y los riesgos potenciales que tiene cuando no vive de manera consciente. La saludable concretización de este derecho e produce a través de las prácticas socio-educativas, principalmente en la familia y en la escuela. Por lo tanto, en este estudio trata de comprender la interrelación entre la educación, la sexualidad y la salud, desde la perspectiva de los alumnos de la educación secundaria en una escuela pública en São Cristóvão / SE. Los datos se obtuvieron a través de la aplicación de 231 cuestionarios con preguntas cerradas. Los resultados de la investigación confirman la importancia del papel de la familia y de la escuela en la (re) construcción de la sexualidad del adolescente. Los temas del salud y sexualidad son parte del universo de preocupaciones de estos jóvenes, sin embargo, el debate sobre estas cuestiones, a menudo, no encuentran espacio en los ambientes de la escuela y de la familia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.title | Educação, saúde e sexualidade: o que pensam os discentes? | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBCI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducaçãoSaúdeSexualidade.pdf | 857,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.