Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4589
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, João Paulo Gama-
dc.date.accessioned2017-09-26T17:33:50Z-
dc.date.available2017-09-26T17:33:50Z-
dc.date.issued2015-09-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Paulo Gama. Caminhos cruzados : itinerários de pioneiros professores do ensino superior em Sergipe (1915-1954). 2015. 319 f. Tese (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4589-
dc.description.abstractThis thesis aims to research a group of pioneering teachers of higher education in Sergipe. More specifically, the research analyzes the paths of Felte Bezerra (1908-1990), José Bonifácio Fortes Neto (1926-2004), José Silvério Leite Fontes (1925-2005), Manoel Cabral Machado (1916-2009) and Maria Thetis Nunes (1923-2009), covering their student lives, their performance in secondary education and their acting as professors in the first undergraduate classes of the Catholic Faculty of Philosophy of Sergipe (FCFS), from 1915 to 1954. The main objective of this PhD research is to analyze the individual itineraries of a group of intellectuals from school education to secondary teaching and first steps as professors at the first teacher training institution in higher education in Sergipe, the FCFS. Due to the prospective of studying five teachers who make up a portion of the "cultural elite" of Sergipe, the theoretical and methodological foundations that underpin this study meet the concepts of intellectual, itineraries and sociability structures composed by networks and microclimates of the French author Jean-François Sirinelli, along with Maurice Halbwachs's reflections on memory and Carlo Ginzburg’s about the "clues, evidence and signs." The selected sources are multiple: interviews, speeches, reports, student’s reports, class records, minutes of meetings in schools where they worked and in the FCFS, newspapers and magazines articles, graduation albums, personal diaries, "family book", time sheets, books in which diplomas were registered, minutes books, books with the employees’ contracts, school notebooks, photographs, and especially the memories of the teachers, who were subject this study in the analysis. Thus, I defend that the pioneers of higher education teachers in Sergipe were recognized intellectuals among their contemporaries, with a reputation gained by "networks" of which their families were already part of, as well as throughout the student life, as teachers of secondary education and as members of different institutions in the city of Aracaju. Their paths had already crossed in different areas of education and work, being the FCFS another intersection for their individual itineraries of intelligentsia found in Sergipe in the mid-twentieth century. Keywords: Philosophy School. Historyeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória da educação em Sergipepor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducadorespor
dc.subjectEnsino superior em Sergipepor
dc.subjectFaculdade de Filosofia de Sergipepor
dc.subjectHistória da profissão docentepor
dc.subjectHistória do ensino superiorpor
dc.subjectIntelectuaispor
dc.subjectItineráriospor
dc.subjectPhilosophy schooleng
dc.subjectHistory of the teaching professioneng
dc.subjectHigher education historyeng
dc.subjectIntellectualseng
dc.subjectItineraryeng
dc.titleCaminhos cruzados : itinerários de pioneiros professores do ensino superior em Sergipe (1915-1954)por
dc.typeTesepor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1683730358783754por
dc.contributor.advisor1Alves, Eva Maria Siqueira-
dc.description.resumoA presente tese tem por objeto de investigação um grupo de pioneiros professores do ensino superior em Sergipe. Mais especificamente, a pesquisa analisa os caminhos trilhados por Felte Bezerra (1908-1990), José Bonifácio Fortes Neto (1926-2004), José Silvério Leite Fontes (1925-2005), Manoel Cabral Machado (1916-2009) e Maria Thetis Nunes (1923-2009), desde a vida estudantil, atuação no ensino secundário até a docência nas primeiras turmas de graduação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (FCFS), no recorte temporal de 1915 a 1954. O objetivo geral desta pesquisa de doutoramento é analisar os itinerários individuais de um grupo de intelectuais desde a formação escolar até seu ingresso no magistério secundário e primeiros passos como docentes na pioneira instituição de formação de professores no ensino superior em Sergipe, a FCFS. Diante da perspectiva de estudar cinco professores que compõem uma parcela da “elite cultural” de Sergipe, os fundamentos teórico-metodológicos que embasam este estudo atendem aos conceitos de intelectual, itinerários e estruturas de sociabilidade compostas por redes e microclimas do autor francês Jean-François Sirinelli, além de dialogar com as reflexões de Maurice Halbwachs acerca da memória e Carlo Ginzburg sobre as “pistas, indícios e sinais”. As fontes escolhidas são múltiplas: entrevistas, discursos, boletins, cartas, cadernetas de aulas, atas das reuniões nas escolas que trabalharam e na FCFS, escritos em jornais e revistas, álbuns de formatura, diários pessoais, “livro de família”, livros de ponto, livros de registro de diplomas, livros de atas, livros de contratos dos funcionários, caderno escolar, fotografias, e, principalmente, as memórias dos professores em análise. Dessa forma, defendo a tese de que os pioneiros professores do ensino superior em Sergipe eram intelectuais reconhecidos entre os seus contemporâneos, com uma notoriedade angariada pelas “redes” das quais seus familiares já faziam parte, como também ao longo da vida estudantil, no trabalho como professores do ensino secundário e como membros de diferentes instituições da cidade de Aracaju. Seus caminhos já haviam se cruzado em diferentes espaços de formação e atuação, sendo a FCFS mais um ponto de encontro dos itinerários individuais da intelectualidade sergipana de meados do século XX. Palavras chave: Faculdade de Filosofia. História da profissão docente. Históriapor
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOAO_PAULO_GAMA_OLIVEIRA.pdf5,27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.