Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Elissandra Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:47:33Z-
dc.date.available2017-09-26T17:47:33Z-
dc.date.issued2013-03-21-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4615-
dc.description.abstractThis study aimed to reflect critically on the knowledge and teaching practices for Distance Tutoring in Virtual Environment for Teaching and Learning (AVEA) under the theoretical bias of ``complex thinking´´ proposed by Edgar Morin (2002), the ``practical teaching reflective´´ discussed by Donald Schön (2000) and ``epistemology of practice teachers ´professional´ reflected by Maurice Tardif (2007). Methodologically, from my experience as Tutor Distance, lead this theoretical construct, qualitative, phenomenological approach under the subjectivist-compreensivista the philosophical perspective of the phenomenological method, presented by Spiegelberg (1971). This method allowed me to make a theoretical reflection on my teaching practice as an educational phenomenon AVEA - here shaping up as empirical educational field. Thus, it was made a ``hermeneutic effort´´ to understand the whole (tutoring distance) from the individual (my experience), through the analysis of the categories ``Tutoring Distance´´, ``Online Education´´ and ``Learning via Internet´´ in light of the major theorists who think the Mentoring and Education Online. To identify the phenomenon of interactions built in AVEA in its objective and subjective aspects, resorted to the characterization of ``phenomenon´´ made by Lofland (1971) and dimensions submitted by observational Spredley (2009). As a result, I present a critical reflection on the role of mentoring in the distance online education by proposing a set of knowledge, skills and principles to the teaching practice of teacher-tutor in order to promote the construction of collaborative learning, reflective and formative AVEA. Finally, even though science of limitations, this study intend to contribute to the discussions in the field of Epistemology in Educational Practice in Online Teaching, and highlight the importance of continuing education for Distance Mentoring seeking the quality of teaching and learning via Internet.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInovações tecnológicaspor
dc.subjectEnsino a distância (EaD)por
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectTutoria a distânciapor
dc.subjectEnsino online prático-reflexivopor
dc.subjectAprendizagem colaborativapor
dc.subjectSaberes e competênciaspor
dc.subjectEpistemologia da prática docentepor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectTechnological innovationseng
dc.subjectTutoring distanceeng
dc.subjectOnline Teachingeng
dc.subjectCollaborative learningeng
dc.subjectEpistemology in educational practiceeng
dc.subjectEducação a distância (EaD)por
dc.titleTutoria a distância : uma reflexão acerca da epistemologia da prática docente no ensino onlinepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1942735447546937por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0598828216648683por
dc.contributor.advisor1Schneider, Henrique Noupt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou refletir criticamente sobre os saberes e práticas docentes para a Tutoria a Distância no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) sob o viés teórico do pensamento complexo proposto por Edgar Morin (2002), do ensino prático reflexivo discutido por Donald Schön (2000) e da epistemologia da prática profissional dos professores refletidos por Maurice Tardif (2007). Metodologicamente, a partir da minha experiência enquanto Tutora a Distância, conduzi esse construto teórico, de natureza qualitativa, sob o enfoque fenomenológico subjetivista-compreensivista na perspectiva do método fenomenológico filosófico, apresentado por Spiegelberg (1971). Esse método permitiu-me fazer uma reflexão teórica sobre minha prática pedagógica enquanto fenômeno educacional num AVEA aqui se configurando como campo educacional empírico. Nesse sentido, foi feito um esforço hermenêutico para compreender o todo (a tutoria a distância) a partir do individual (minha experiência), através da análise das categorias Tutoria a Distância , Ensino Online e Aprendizagem via Internet sob a luz dos principais teóricos que pensam a Tutoria e a Educação Online. Para identificar o fenômeno das interações construídas no AVEA em seus aspectos objetivos e subjetivos, recorri à caracterização de fenômeno feita por Lofland (1971) e às dimensões observacionais apresentadas por Spredley (2009). Como resultado, apresento uma reflexão crítica sobre o papel da tutoria a distância no ensino online propondo um conjunto de saberes, competências e princípios para a prática docente do professor-tutor com o intuito de promover a construção da aprendizagem colaborativa, reflexiva e formativa no AVEA. Por fim, mesmo tendo ciência das limitações, pretendo com este trabalho contribuir com as discussões no campo da Epistemologia da Prática Docente no Ensino Online, além de destacar a importância da formação continuada para a Tutoria a Distância visando a qualidade do ensino e da aprendizagem via Internet.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELISSANDRA_SILVA_SANTOS.pdf2,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.