Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlcantara, Gleide Selma Moreira dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:47:50Z-
dc.date.available2017-09-26T17:47:50Z-
dc.date.issued2015-02-25-
dc.identifier.citationALCANTARA, Gleide Selma Moreira de. João Ribeiro e a filosofia no Brasil : teoria e prática na produção de sentidos sobre a história universal (1892-1932). 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4634-
dc.description.abstractThis paper analyzes the ideas and practices of the Brazilian historian João Ribeiro about his understanding of philosophy, history and philosophy of history. As basic sources are employed Articles "Philosophy in Brazil" (1917), the essay "The science in history" (1894) and the didactic writing "Universal History" in three versions, published respectively in 1918, 1924 and 1932 subjected to exegesis and hermeneutics strategies. The results indicate that João Ribeiro understands philosophy as metaphysical study focused on transcendence and history, as a science whose object is made up of social action and its scientific founded on universal laws. The analysis of World history shows that its didactic historiography narrates events that establish a philosophy of history. João Ribeiro adopts in his compendium line of succession civilization river (Nile, Euphrates)/Mediterranean civilization (Greek and Roman)/Atlantic civilization (modern people) and distinguishing the history of Eastern peoples as the oldest testimonies of civilization followed by the Greeks and the Romans and the modern people - fruits of fragmentation of Greco-Roman civilization, refers to the classical division of the German philosopher Georg Wilhelm Friedrich Hegel developed in his "History of Philosophy" (1837).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJoão Ribeiropor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectFilosofia da educaçãopor
dc.subjectFilosofia brasileirapor
dc.subjectFilosofia da históriapor
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectBrazilian philosophyeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectPhilosophy of historyeng
dc.titleJoão Ribeiro e a filosofia no Brasil : teoria e prática na produção de sentidos sobre a história universal (1892-1932)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9526006140297658por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102por
dc.contributor.advisor1Freitas, Itamarpt_BR
dc.description.resumoEste texto analisa as ideias e práticas do historiador brasileiro João Ribeiro a respeito do seu entendimento sobre filosofia, história e filosofia da história. Como fontes básicas são empregados os artigos A filosofia no Brasil (1917), o ensaio A sciencia na história (1894) e o escrito didático História universal em três versões, publicadas, respectivamente, em 1918, 1924 e 1932, submetidos às estratégias de exegese e hermenêutica. Os resultados indicam que João Ribeiro compreende a filosofia como o estudo metafísico centrado na transcendência, e a história, como ciência cujo objeto é constituído pelas ações sociais sendo sua cientificidade fundada em leis universais. A análise da História universal permite inferir que sua historiografia didática narra acontecimentos que fundamentam uma filosofia da história. João Ribeiro adota em seu compêndio a linha de sucessão civilização fluvial (Nilo, Eufrates)/civilização mediterrânea (gregos e romanos)/civilização atlântica (povos modernos) e, distinguindo a história dos povos orientais como os mais antigos testemunhos de civilização seguidos dos gregos e dos romanos e dos povos modernos frutos da fragmentação da civilização greco-romana, reporta-se à divisão clássica do filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel elaborada em sua obra Filosofia da História (1837).por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLEIDE_SELMA_M_ALCANTARA.pdf672,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.