Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4641
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorLinhares, Maria Conceição da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:47:54Z-
dc.date.available2017-09-26T17:47:54Z-
dc.date.issued2008-10-01-
dc.identifier.citationLINHARES, Maria Conceição da Silva. COMMUNICATING AND LEARNING: the experiences of collaborative learning via the Internet between schools in Aracaju. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4641-
dc.description.abstractWorking with ICT as mediators on knowledge construction inside the school is not an easy task and it is a collective challenge to the actors of pedagogical actions. The object of study in this dissertation is the comprehension and the analysis of the commitment and production from students and teachers through collaborative learning with the help of computer laboratories included on the Project Comunicar é aprender . The schools participating on this research are Colégio Nossa Escola, a private institution and Escola Estadual Governador Albano Franco, an institution from the public system. The analysis was performed under the theoretical and methodological basis of the Project mentioned, supported on the SocioCultural Theory of Levy S. Vygotsky and on the Linguistics, we used the perspective of Bakthin. To understand the collaborative learning through the use of ICT we researched authors such as: Crook (1998), Callegaro (2001), Espinosa (2003), Lévy (1993, 1996,) Marco Silva (2005, 2006); Moraes (2004, 2007), and others. The issues analysed on this study convey that collaborative work is a determinant factor to collaborative learning and to the cognitive development of children.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectAprendizagem colaborativapor
dc.subjectInteratividadepor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectCollaborative learningeng
dc.subjectInteractivityeng
dc.subjectInterneteng
dc.titleComunicar é aprender : as experiências de aprendizagem colaborativa via Internet entre escolas de Aracajupor
dc.title.alternativeCOMMUNICATING AND LEARNING: the experiences of collaborative learning via the Internet between schools in Aracajueng
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5359307463768217por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9691486267870355por
dc.contributor.advisor1Jesus, Sonia Meire Santos Azevedo dept_BR
dc.description.resumoTrabalhar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação como mediadoras na construção do conhecimento, no espaço escolar não é tarefa fácil, é um desafio coletivo para todos os protagonistas das ações pedagógicas. A compreensão e análise do envolvimento e da produção de alunos e professores na construção colaborativa da aprendizagem nas Salas de Informática - espaços de aprendizagem com suporte computacional, no Projeto Comunicar é aprender , é objeto de estudo nesta dissertação, cujo campo de pesquisa esteve situado em duas escolas de Aracaju, o Colégio Nossa Escola, da rede particular e a Escola Estadual Governador Albano Franco, da rede pública de ensino. A análise foi realizada sob as bases teórico metodológicas do Projeto, apoiada na Teoria Sociocultural, de Levy S. Vygotsky e na Lingüística, a partir das contribuições de Bakhtin, bem como um campo de reflexões teórico e prático para compreender a aprendizagem colaborativa mediada pelas TIC de autores como: Crook (1998), Callegaro (2001), Espinosa (2003), Lévy (1993, 1996,) Marco Silva (2005, 2006); Moraes (2004, 2007), dentre outros. As questões analisadas nesse estudo nos possibilitaram inferir que apesar das dificuldades identificadas no desenvolvimento da experiência, o trabalho colaborativo torna-se fator determinante para a aprendizagem colaborativa e para o desenvolvimento cognitivo de crianças.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARIA_CONCEICAO_SILVA_LINHARES.pdf2,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.