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dc.contributor.authorSeixas, Catharine Pratapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:47:57Z-
dc.date.available2017-09-26T17:47:57Z-
dc.date.issued2015-03-03-
dc.identifier.citationSEIXAS, Catharine Prata. O Instituto Nacional de Educação de Surdos e a formação de professores para surdos em Sergipe (1959-1961). 2015. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4645-
dc.description.abstractThis study analyzes the training for teachers of deaf people in Sergipe in the years 1959 to 1961, seeking to know the pedagogical practices that guided the Specialization Course for Teachers of Deaf, sponsored by the National Institute for Deaf Education. For the production of this work, we followed the precepts of Cultural History, articulated to the concepts of memory, collective memory, writing, history and culture, in order to relate them to the researched sources: laws, class record books, minutes, curricula, textbooks, annals. Among the various bibliographic references used, we can highlight the following authors regarding the explored theoretical framework: Mazzota (2005), Jannuzi (2006), Rocha (2009), Souza (2009), Soares (1996, 2005) and Souza (2007). The aim of this study is to insert, in Sergipe educational historiography, aspects of the educational history of deaf, and specifically the history of the training for teachers of deaf people.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da Formação de Professores de Surdospor
dc.subjectHistoriografia Educacional Sergipanapor
dc.subjectInstituto Nacional de Educação de Surdospor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectHistory of Training for Teachers of Deafeng
dc.subjectSergipe Educational Historiographyeng
dc.subjectNational Institute for Deaf Educationeng
dc.titleO Instituto Nacional de Educação de Surdos e a formação de professores para surdos em Sergipe (1959-1961)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3547979533299762por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4646126026926019por
dc.contributor.advisor1Souza, Verônica dos Reis Marianopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisa a formação dos professores de surdos em Sergipe nos anos de 1959 a 1961, buscando conhecer as práticas pedagógicas que nortearam o Curso de Especialização de Professores para Surdos, promovido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos. Para a produção desta dissertação, seguimos os preceitos da História Cultural, articulados aos conceitos de memória, memória coletiva, escrito, história e cultura, a fim de dialogarmos com as fontes pesquisadas: leis, diários de classe, atas, planos curriculares, manuais, anais. Dentre os diversos referenciais bibliográficos utilizados, pode-se evidenciar os seguintes autores quanto ao referencial teórico explorado: Mazzota (2005), Jannuzi (2006), Rocha (2009), Souza (2009), Soares (1996, 2005) e Souza (2007). Pretende-se, com esse estudo, inserir, na historiografia educacional sergipana, aspectos da história educacional do surdo, e especificamente da história da formação de professores de surdos.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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