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dc.contributor.authorSantos, Ruth Conceição Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:48:05Z-
dc.date.available2017-09-26T17:48:05Z-
dc.date.issued2012-08-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Ruth Conceição Farias. Representações sociais de aprisionados(as) e técnicos(as), sobre programas de ressocialização (atividades de educação e trabalho) no sistema prisional no Estado de Sergipe. 2012. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2012.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4661-
dc.description.abstractThis research analyzes the social representations of prisoners (as), coordinators and teachers about the programs of rehabilitation by means of educational and larbotheraphy activities, developed in prisons Cadeião intended for persons male and Female Prison in the city of Our lady of Perpetual Help., in view of the expansion of rights and citizenship in this segment. The historical perspective based on dialectics guided the understanding of dynamics inherent contradictions in social relations within the prison system inserted into the logic of the neoliberal state whose priority is the market relations and not human relations. As a theoretical north there are the categories: work, education, gender, prison system and training of teachers, considered relevant to subsidize the production of knowledge about the object. The subjects were approached via semi-structured interviews allow for the issuance of opinions on facts, feelings, action plans and conduct, and analysis of aspects of subjectivity, as it deals with attitudes and values towards the facts. Based on the data obtained we can say that it has similar characteristics to the Brazilian population, it consists mostly of poor with low education. Notwithstanding the day to day in the prison system, although heterogeneous, somehow have common aspects with regard to all forms of control and restraint of prisoners, in the discipline and physical structure. Although the policies are created and implemented under the aegis of recovery and rehabilitation as well as subliminally bring an ideological discourse that sustains the tripod professional work / education / assistance, certainly there are few obstacles that are faced with the implementation of criminal policy, with minimal success, given the political and societal interest in recovering.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectSegurança públicapor
dc.subjectCriminalidade urbanapor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectReabilitação de criminosospor
dc.subjectPrisãopor
dc.subjectWorkeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPrisonseng
dc.subjectResocialization and Training of Teacherseng
dc.titleRepresentações sociais de aprisionados(as) e técnicos(as), sobre programas de ressocialização (atividades de educação e trabalho) no sistema prisional no Estado de Sergipepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1566034894969158por
dc.contributor.advisor1Cruz, Maria Helena Santanapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa as representações sociais de presos (as), coordenadores e professores, sobre os programas de ressocialização, por meio das atividades de educacionais e de laborterapia, desenvolvidos nas unidades prisionais Cadeião destina a pessoas do sexo masculino e Presídio Feminino no município de Nossa Senhora do Socorro, tendo em vista da ampliação dos direitos e da cidadania deste segmento. A perspectiva histórica com base na dialética orientou o entendimento da dinâmica das contradições intrínsecas nas relações sociais no âmbito sistema penitenciário inserido na lógica do Estado neoliberal cuja prioridade são as relações de mercado e não as relações humanas. Como norte teórico destacam se as categorias: trabalho, educação, gênero, sistema prisional e formação de professores, consideradas relevantes para subsidiar a produção do conhecimento sobre o objeto. Os sujeitos foram abordados via entrevistas semiestruturadas por possibilitar a emissão de opiniões sobre fatos, sentimentos, planos de ação e condutas, e a análise de aspectos da subjetividade, visto que lida com atitudes e valores perante os fatos. Com base nos dados obtidos podemos dizer que a mesma apresenta características semelhantes a da população brasileira, pois é constituída em sua maior parte de pobre com baixa escolarização. Não obstante o dia a dia no sistema prisional, embora sejam eterogêneos, de certa forma apresentam aspectos comuns a todas as no tocante as formas de controle e contenção dos presos, na disciplina e na estrutura física. Embora as políticas sejam criadas e implantadas sob a égide da recuperação e da ressocialização além de trazerem de forma subliminar um discurso ideológico que sustenta no tripé trabalho profissionalização/educação/assistência, certamente não são poucos os obstáculos que se antepõem à implementação das políticas penais, com um mínimo de êxito, haja vista o interesse político e da sociedade em recuperar.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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