Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4675
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Christine Arndt dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:48:12Z-
dc.date.available2017-09-26T17:48:12Z-
dc.date.issued2008-03-28-
dc.identifier.citationSANTANA, Christine Arndt de. Educação e Literatura: Voltaire e a função educadora dos textos literários. 2008. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4675-
dc.description.abstractWhat we have in mind in this thesis is to understand and identify the literature educational role in French Illustration, known as the intellectual movement of XVIII century. The specific goals of this research are: understand some literary expressions - the pamphlet, the short story, for example - as instruments in service of education, considering that they are effective when transmitting moral values and, at last, showing how the educational function of literature in Voltaire is achieved, through the analysis of his short stories. To succeed in researching these goals, the text was divided in three chapters. The first, called "Illustration, Education and Literature", exposes the context of the historical period studied, presenting some of its main characteristics, through Voltaire's writings and, after, through modern and illustrative movement commentators; after this exposure, it discussed, in short words, the transformation that happened with pedagogy in that time. The second chapter, "Voltaire - Illustration and militant work", started pointing, yet, some changes that happened in Modern era to, after, present Voltaire and his epoch, focusing in the influence of this author and the revolution that this influence generated; Voltaire's works analyzed in this moment of the thesis, in order to observe the revolution and influence of the philosopher, are: Memórias, Dicionário Filosófico, Cartas Filosóficas, Tratado sobre a Tolerância, Tratado de Metafísica and O Filósofo Ignorante. Finally, the third chapter, named "Voltaire and the 'moral in action'", the main part of the thesis, and brings, in its lines, the literary theory that based the theme of this investigation, to know, the educational function of literary texts; in that sense, it was very important to the understanding of the proposed problem, the analysis of Voltaire's short story, called Jeannot e Colin, to illustrate how the literary pedagogical function is processed.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectIlustraçãopor
dc.subjectVoltairepor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectIllustrationeng
dc.subjectVoltaireeng
dc.titleEducação e Literatura: Voltaire e a função educadora dos textos literáriospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9206462316494860por
dc.contributor.advisor1Santos, Edmilson Menezespt_BR
dc.description.resumoO que aqui se tem em vista é compreender e identificar a tarefa educadora da literatura na Ilustração francesa, isto é, no movimento intelectual do século XVIII. Os objetivos específicos deste trabalho são: entender algumas expressões literárias o panfleto, o conto, por exemplo como instrumentos a serviço da educação, uma vez que estes são eficazes veículos transmissores dos valores morais e, por fim, mostrar como se dá a função educadora da literatura em Voltaire, por meio da análise de um de seus contos. Tendo em vista alcançar tais objetivos, o trabalho foi dividido em três capítulos. O primeiro, intitulado Ilustração, Educação e Literatura , expôs o contexto do período histórico estudado, apresentando algumas de suas principais características, via a pena voltairiana e, posteriormente, comentadores da modernidade e do movimento ilustrado; após essa exposição, tratou, sucintamente, da transformação ocorrida na pedagogia da época. O segundo capítulo, Voltaire ilustração e obra militante , iniciou apontando, ainda, algumas das mudanças ocasionadas na Era Moderna para, em seguida, apresentar Voltaire e sua época, enfocando a influência deste autor e a revolução gerada nos espíritos a partir dessa influência; as obras voltairianas analisadas nesse momento do trabalho, para que se pudesse enxergar o alcance da revolução e influência do filósofo em tela, são: Memórias, Dicionário Filosófico, Cartas Filosóficas, Tratado sobre a Tolerância, Tratado de Metafísica e O Filósofo Ignorante. Finalmente, o terceiro capítulo, nomeado Voltaire e a moral em exercício , é o ponto nevrálgico do trabalho e traz, em suas linhas, a Teoria Literária que fundamentou o tema desta investigação, a saber, a função educadora dos textos literários; nesse sentido, foi imprescindível, para a compreensão do problema proposto, a análise de um conto de Voltaire, chamado Jeannot e Colin, para, dessa maneira, ilustrar como se processa a função pedagógica da literatura.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHRISTINE_ARNDT_SANTANA.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.