Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4677
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMittaraquis, Léo Antonio Perruchopt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:48:13Z-
dc.date.available2017-09-26T17:48:13Z-
dc.date.issued2010-06-07-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4677-
dc.description.abstractThroughout Western history, a mentality, ie, a set of events (beliefs, thinking, mental and moral rules), featuring both a collective, as an individual was consolidated in several respects, but mainly in that refer to the religious and intellectual formation, ie, a set of knowledge and skills specific to certain fields of practice and spiritual, based on membership of a particular system of thought or belief that involves a philosophical position, ethics, metaphysics. At this mentality gave the name of Christianity. Under this doctrine, numerous lines of thought were developed. Interest as an object of this study, the thought of religious orders with respect to pedagogical and catechetical practices. More specifically, the prospect of a cut chronological and topological sixteenth, seventeenth and eighteenth centuries, the territory of Sergipe, colonial period, adopting a critical view about the true extent of involvement of orders with the educational practices in that period. To do so, was titled as this object of study and research: The religious orders and educational practices in Sergipe Del Rey: an educational absence.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCristianismopor
dc.subjectAusênciapor
dc.subjectCatequesepor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectRrdens religiosaspor
dc.subjectSergipe colonialpor
dc.subjectChristianityeng
dc.subjectAbsenceeng
dc.subjectCatechismeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectReligious orderseng
dc.titleAs ordens religiosas e as práticas educativas em Sergipe del Rey : uma ausência pedagógica.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0199651069764728por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1545911375120314por
dc.contributor.advisor1Nascimento, Jorge Carvalho dopt_BR
dc.description.resumoAo longo da história do Ocidente, uma mentalidade, ou seja, um conjunto de manifestações (crenças, maneira de pensar, disposições psíquicas e morais), que caracterizam tanto uma coletividade, como um indivíduo foi consolidada em diversos aspectos, mas, principalmente nos que se referem à formação religiosa e intelectual, vale dizer, um conjunto de conhecimentos e habilidades específicos a determinados campos de atividade prática e espiritual, baseados na filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética, metafísica. A esta, mentalidade deu-se o nome de cristianismo. No âmbito dessa doutrina, inúmeras linhas de pensamento foram desenvolvidas. Interessa, como objeto no presente estudo, o pensamento das Ordens religiosas no tocante às praticas pedagógico-catequéticas. Mais especificamente, na perspectiva de um recorte cronológico e topológico: séculos XVI, XVII e XVIII, no território de Sergipe, período colonial, adotando-se uma visão crítica quanto o verdadeiro grau de envolvimento das ordens com as práticas educacionais no citado período. Para tanto, intitulou-se assim este objeto de estudo e pesquisa: As ordens religiosas e as práticas educativas em Sergipe Del Rey: uma ausência pedagógica.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LEO_ANTONIO_ PERRUCHO_ MITTARAQUIS.pdf895,98 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.