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dc.contributor.authorNascimento, José Andersonpt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:48:31Z-
dc.date.available2017-09-26T17:48:31Z-
dc.date.issued2010-04-15-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, José Anderson. A contribuição da Maçonaria para a prática educativa em Aracaju (1970-1980). 2010. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4707-
dc.description.abstractThe object of this work is to present to the academic community the contribution of the Masonry, in special of the Store Maçônica Cotinguiba, for practical the educational one in Aracaju. For the achievement of this desideratum, we develop a research with a necessary object, using it notion of the social elites to assign maçons, therefore they had formed the elite politics, enterprise, administrative and military of Brazil. As secular landmark we fix the decade of 1970, when Liga Sergipense Against the Illiteracy, civil association tied with the Store Maçônica Cotinguiba, offered a course of typewriting with the purpose to prepare hand of workmanship specialized for commercial companies, banks and lenders of services, in Aracaju. The beddings of the research are seated in Cultural History, therefore Verbal History is proven, in the sedimentation of the work. For the construction of the theoretical referencial we appeal to the teachings of Jaques Le Goff, Paul Veyne, Roger Chartier, Pierre Nora, Verena Alberti and Alexis Tocqueville. Established the object, general objective and referencial theoretician, we detach the problem of the research, that consists of knowing as the sergipana Masonry it influenced practises it of professionalizing education in Aracaju. We use the methodology of the bibliographical research, beyond documents and interviews under whose information we structuralize the text in two chapters: in the first one one studies the origins of the Masonry and the Masonry in Brazil and, in as it deals with the Masonry in Sergipe and its contribution for professionalizing education in Aracaju.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMaçonariapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino profissionalizantepor
dc.subjectHistória culturalpor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectMasonryeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectProfessionalizing educationeng
dc.subjectCultural historyeng
dc.subjectHistory of the educationeng
dc.titleA contribuição da Maçonaria para a prática educativa em Aracaju (1970-1980)por
dc.title.alternativeTHE CONTRIBUTION OF FREEMASONRY FOR EDUCATIONAL PRACTICE IN ARACAJU (1970-1980)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9226864822704893por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1545911375120314por
dc.contributor.advisor1Nascimento, Jorge Carvalho dopt_BR
dc.description.resumoO objeto deste trabalho é apresentar à comunidade acadêmica a contribuição da Maçonaria, em especial da Loja Maçônica Cotinguiba, para a prática educacional em Aracaju. Para a consecução desse desiderato, desenvolvemos uma pesquisa com um objeto preciso, usando-se a noção de elites sociais para designar os maçons, pois eles formaram a elite política, empresarial, administrativa e militar do Brasil. Como marco temporal fixamos a década de 1970, quando a Liga Sergipense Contra o Analfabetismo, associação civil vinculada à Loja Maçônica Cotinguiba, ofereceu um curso de datilografia com a finalidade de preparar mão de obra especializada para empresas comerciais, bancos e prestadoras de serviços, em Aracaju. Os fundamentos da pesquisa estão assentados na História Cultural, pois se evidencia a História Oral, na sedimentação do trabalho. Para a construção do referencial teórico recorremos aos ensinamentos de Jaques Le Goff, Paul Veyne, Roger Chartier, Pierre Nora, Verena Alberti e Alexis Tocqueville. Estabelecidos o objeto, objetivo geral e referencial teórico, destacamos o problema da pesquisa, que consiste em saber como a Maçonaria sergipana influenciou a pratica do ensino profissionalizante em Aracaju. Utilizamos a metodologia da pesquisa bibliográfica, alem dos documentos e entrevistas sob cujas informações estruturamos o texto em dois capítulos: no primeiro estuda-se as origens da Maçonaria e a Maçonaria no Brasil e, no segundo trata da Maçonaria em Sergipe e a sua contribuição para o ensino profissionalizante em Aracaju.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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