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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4711
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Magno Francisco de Jesus | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-26T17:48:33Z | - |
dc.date.available | 2017-09-26T17:48:33Z | - |
dc.date.issued | 2009-06-03 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Magno Francisco de Jesus. Ecos da modernidade : a arquitetura dos grupos escolares sergipanos (1911-1926). 2009. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4711 | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | História da educação | por |
dc.subject | Arquitetura escolar | por |
dc.subject | Grupo escolar, Sergipe | por |
dc.title | Ecos da modernidade : a arquitetura dos grupos escolares sergipanos (1911-1926) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9046069221784194 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4339405218330418 | por |
dc.contributor.advisor1 | Berger, Miguel André | pt_BR |
dc.description.resumo | Buscar os ecos de um tempo perdido. Aventurar-se pela arriscada trama da memória, lendo os espaços e desnudando a arquitetura em múltiplos discursos. Esta é a proposta desse estudo. No alvorecer do século XX em Sergipe, os republicanos buscaram redefinir os traços das principais cidades do estado, embelezando-as e dotando-as de construções imponentes. Era a face da modernidade adentrando ao menor estado do país. O objetivo dessa dissertação é compreender o discurso arquitetônico dos grupos escolares criados em Sergipe entre 1911 e 1926. Para tanto, foi realizada a análise acerca do processo de implantação desse modelo de instituição e dos aspectos que intervieram nesse processo. O lócus central da pesquisa foi a eloqüência discursiva expressa por meio da arquitetura dos grupos escolares. Para desvendar os múltiplos discursos envoltos na arquitetura dos grupos utilizou-se como fonte relatórios e mensagens de presidentes de Sergipe, jornais e principalmente fotografias e cartões-postais referentes aos prédios escolares. Ao adentrar ao universo complexo dos grupos, a investigação deparou-se com uma malha de conflitos, de impasses que levaram à dicotomia lembrar/esquecer. Os impasses acerca da implantação de escolas suntuosas, os embates entre engenheiros, professores, políticos, militares e higienistas e a busca pela modernidade civilizada foram alguns dos componentes que teceram o enredo desse período. Assim eclodiram os monumentos que embelezaram as cidades sergipanas e tentaram forjar uma identidade republicana respaldada pelo processo civilizatório. | por |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFS | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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