Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4713
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Claudio Marcos Praxedes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-26T17:48:34Z | - |
dc.date.available | 2017-09-26T17:48:34Z | - |
dc.date.issued | 2010-05-31 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Claudio Marcos Praxedes. A formação do professor de ciências contábeis : a importância do aprendizado para a docência. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010. | por |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4713 | - |
dc.description.abstract | Le travail en question avait des études sur la formation de professeur de comptabilité et la influence dans l`enseignement et d`apprentissage . Nous avons cherché quatorze professeurs , sept professeurs du Centre Universitaire de Gurupi UNIRG localizé Tocantins et sept de l`Université Tiradentes UNIT localizé en Sergipe. Ont été appliquées des questionnaires et d`entretiens pour échanttilonnage données. L`étude sur la formation du professeur de comptabilité est nécessaire dedicacer et travail , parce qu`il est um stage techinique ou le marche offre les meilleur salaires que l`activité d`enseigment. Il y a aussi le manque de préparation en premier cycle ou troisieme cycle. Le grand part a seulement spécilalisation et l`approche est superficielle, ce n`est pas suffisant pour l`exercice de l`enseignement.Il ya encore peu de participation des IES , sauf quelques uns qui donnent des cours couvrent. Tout en étant un ancien métier leurs études supérieures est récente, ayant beaucoup a faire . Grossissement des cours strictu sensu, les meilleur salaires , structures IES sont quelques points a surmonter pous la qualification des professeurs et la consequénce va augmenter les études de comptabilité. | fra |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Contabilidade | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Formation | fra |
dc.subject | Éducation | fra |
dc.subject | Apprentissage | fra |
dc.subject | Comptabilité | fra |
dc.subject | Enseignement | fra |
dc.title | A formação do professor de ciências contábeis : a importância do aprendizado para a docência | por |
dc.title.alternative | A LA FORMATION DES ENSEIGNANTS DES SCIENCES COMPTABLES: l'importance d'apprendre à enseigner. | fra |
dc.type | Dissertação | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7346703309149927 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2177713463189438 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Veleida Anahí da | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como foco o estudo da formação dos professores de Contabilidade e sua importância para o exercício da docência. Foram pesquisados no total quatorze professores, sendo sete do Centro Universitário de Gurupi UNIRG, em Tocantins e sete da Universidade Tiradentes UNIT, em Sergipe. Foram aplicados questionários e entrevistas para levantamento dos dados. A pesquisa sobre a formação do professor de Contabilidade é complexa por se tratar de um curso extremamente tecnicista em que o mercado oferece melhores remunerações do que a atividade docente. Alia-se isso ao não preparo do docente ao longo de sua formação, seja na graduação seja na pós-graduação. A maioria possui somente a especialização e esta aborda a área pedagógica de forma superficial não sendo suficiente para o exercício da docência. Ainda há a pouca participação das IES em suprir tais demandas, salvo algumas que realmente tendem a oferecer cursos de capacitação em didática. Apesar de ser uma profissão antiga o seu ensino superior é recente, tendo muito a galgar. A pesquisa abordou os aspectos relativos à formação do professor, sua importância para o exercício da atividade docente e permeou-se entre os aspectos relevantes para os professores através de entrevistas orais e aplicação de questionários. Observa-se, ao final, que a ampliação dos cursos strictu sensu, melhorias salariais, de estrutura nas IES são alguns pontos, de vários, a serem superados para que se consiga qualificar os docentes, e podemos acrescentar aí como conseqüência, um aumento nos estudos na área do ensino de Contabilidade. | por |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFS | por |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLAUDIO_MARCOS_PRAXEDES_DIAS.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.