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dc.contributor.authorSilva, Cassia Regina D Antonio Rocha dapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:48:55Z-
dc.date.available2017-09-26T17:48:55Z-
dc.date.issued2015-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Cassia Regina D Antonio Rocha da. Ensino superior, formação e inserção profissional do designer gráfico em Sergipe. 2015. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4745-
dc.description.abstractDos universidades, una privada y una pública, son responsables de la formación profesional en diseño gráfico en la ciudad de Aracaju / SE. Se observa que muchas empresas han absorbido estos profesionales por lo tanto, el estudio tuvo como objetivo analizar la relación entre el perfil Profissiográfico formado por instituciones de educación superior y la inclusión de esta persona en el mercado local. La investigación fue el diseño de un estudio de varios casos así, se utilizó un enfoque cualitativo a fin de lograr el objetivo descriptivo y analítico del fenómeno estudiado. Los instrumentos de investigación utilizados fueron el cuestionario y entrevistas semi-estructuradas encaminadas a la aproximación de los encuestados en relación con el objeto de la investigación. En este campo de investigación fue posible analizar las percepciones de los cuatro grupos de sujetos que participan en el universo definido entre la universidad y el mercado laboral en Aracaju / SE, a saber: los coordinadores y los profesores; estudiantes / graduados y empleadores. Esto hizo posible entender las demandas de competencia tanto para los profesionales del diseño gráfico, sino también para la educación superior y el diseño gráfico, revela que el conocimiento se propone en el acuerdo académico con capacidades relacionadas a la interdisciplinariedad, el pensamiento reflexivo, el diseño y la cultura la innovación. También se identificó que las motivaciones que llevaron a los empresarios a contratar a diseñadores gráficos se centran en las competencias relacionadas con la creatividad y / o su experiencia en el campo de la manipulación de software de gráficos.spa
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectInserção profissionalpor
dc.subjectDesign gráficopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectDesignerspor
dc.subjectArtes gráficaspor
dc.subjectDesenhopor
dc.subjectEducación superiorspa
dc.subjectEmpleabilidadspa
dc.subjectDiseño gráficospa
dc.titleEnsino superior, formação e inserção profissional do designer gráfico em Sergipepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1137495599294556por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1789337412917532por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Ana Maria Freitaspt_BR
dc.description.resumoDuas universidades, uma pública e uma particular, são as responsáveis pela formação do profissional em design gráfico na cidade de Aracaju/SE. Muitas empresas locais dos mais variados segmentos têm absorvido estes profissionais e, portanto, o estudo teve como objetivo analisar as relações entre o perfil profissiográfico formado pelas Instituições de Ensino Superior e a inserção deste profissional no mercado de trabalho local. A pesquisa recebeu o delineamento de um estudo multicasos, bem como, utilizou-se a abordagem qualitativa com vistas a atingir o objetivo descritivo-analítico do fenômeno estudado. Os instrumentos de pesquisa adotados foram o questionário e a entrevista semiestruturada visando à aproximação dos entrevistados em relação ao objetivo de pesquisa. Dentro desse campo investigativo foi possível analisar as percepções de quatro grupos de sujeitos que participam do universo delimitado entre a universidade e o mercado de trabalho em Aracaju/SE, a saber: coordenadores e professores; discentes/egressos e empregadores. Desta forma foi possível compreender as demandas de competência tanto para o profissional de design gráfico como para o ensino superior de design gráfico e, revelar que os conhecimentos propostos na academia tratam de capacidades relacionadas à interdisciplinaridade, ao pensamento reflexivo, à cultura do projeto e à inovação. Também foi possível identificar que as motivações que levaram os empresários a contratarem designers gráficos se concentram em competências relacionadas à criatividade e/ou em relação ao domínio da manipulação dos softwares gráficos.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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