Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Andre Luis Canuto Duarte-
dc.date.accessioned2017-09-26T17:49:21Z-
dc.date.available2017-09-26T17:49:21Z-
dc.date.issued2016-07-29-
dc.identifier.citationMELO, Andre Luis Canuto Duarte. Olhares sobre as lousas digitais interativas : o caso do IFS Campus Estância. 2016. 142 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4779-
dc.description.abstractThis research addresses the appropriation of Digital Interactive Whiteboards (DIW) as a pedagogical teaching device at the Federal Institute of Sergipe - IFS/Campus Estância, analyzing the use of this technology by teachers. The methodology applied here follows the tenets of descriptive case study research which is intended to identify the existence of a given situation, its causes, and if there is a relationship between the observed situation and the theory proposed. Data collection was carried out through document analysis, semi-structured interviews, and a questionnaire sent by e-mail to all the teachers who tutor in Subsequent and Integrated professional courses and in undergraduate courses; such tools guided the methodological investigation of this work. This research is centered in the field of education, more specifically, in the educative technological area and has as its analytical reference the field of Interactive Digital Media. Interest in this research lies on the importance of studies which confirm the relevance of this type of device and on the need for reflection on its use to avoid its partial or ineffective application by teachers and other teaching professionals. Findings suggest that when trying to incorporate new media and new technologies into their classes, most teachers have made adaptations or even ignored the DIW. I found out that training teachers to use innovative technologies in educational institutions is necessary as training offers them chances to experience and theorize the field. In addition, I suggest reviewing the political-pedagogical planning to integrate professional training in order to enrich pedagogical practices with the use of interactive digital technologies.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação - recursos eletrônicos de informaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectAnálise de interação em educaçãopor
dc.subjectAmbiente de sala de aulapor
dc.subjectInstituto Federal de Sergipe (IFS)por
dc.subjectEducação tecnológica - Sergipepor
dc.subjectTecnologia digital interativapor
dc.subjectLousa digital interativapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectSala de aulapor
dc.subjectTechnological education in Sergipeeng
dc.subjectDigital interactive technologyeng
dc.subjectDigital interactive whiteboardeng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectClassroomeng
dc.titleOlhares sobre as lousas digitais interativas : o caso do IFS Campus Estânciapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1790117459307109por
dc.contributor.advisor1Oliveira, José Mário Aleluia-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou compreender como tem se dado o processo de apropriação da Lousa Digital Interativa (LDI) como dispositivo didático pedagógico no Instituto Federal de Sergipe – IFS/Campus Estância, tendo como objetivo de pesquisa analisar o processo de utilização dessa Tecnologia Digital pelos professores(as). A metodologia de pesquisa está pautada na modalidade Estudo de Caso, descritiva, a qual se destina a identificar a existência de uma determinada situação, suas causas e se existe relação entre a situação e a teoria proposta. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental, entrevistas semi-estrturadas, e questionário enviado por e-mail para todos os professores que ministram aulas nas modalidades Subsequentes, Integrados e Superior e, portanto, nortearam as análises do trabalho como instrumentos metodológicos de investigação. Esta investigação está centrada no campo da Educação, mais especificamente, na área tecnologia educativa tendo como referência de análise o campo das Culturas das Mídias Digitais Interativas. O interesse por esta investigação se dá pela importância de estudos que confirmam a relevância desse tipo de recurso, necessitando de reflexão para compreender usos parciais ou ineficazes dessa tecnologia digital junto aos profissionais de educação. O que se percebe é que na tentativa de incorporar as novas formas de ensinar usando as mídias e as tecnologias, a maioria dos professores têm feito adaptações reducionistas ou até mesmo ignorado esses dispositivos. Nesse sentido, verifiquei que é necessária a constituição de processos de formação docente para o uso das tecnologias digitais interativas nas Instituições de ensino, através das experiências e teorização do campo. Ainda, sugiro revisão do planejamento políticopedagógico integrando programas de qualificação profissional para potencializar práticas pedagógicas com uso de tecnológicas digitais interativas.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRE_LUIS_CANUTO_DUARTE_MELO.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.