Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4785
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorLima, Ivonaldo Pereira de-
dc.date.accessioned2017-09-26T17:49:26Z-
dc.date.available2017-09-26T17:49:26Z-
dc.date.issued2016-06-09-
dc.identifier.citationLIMA, Ivonaldo Pereira de. As tecnologias digitais de informação e comunicação na prática docente da Escola Estadual Almeida Cavalcanti. 2016. 147 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4785-
dc.description.abstractThe Information and Communication Digital Technologies (TDIC) are resources that are available to the majority of the population for various purposes, among them, to contribute in the educational process of the citizen. In this sense, the dissertation aimed to understand the use of Information and Communication Digital Technologies in teaching practices developed in the 9th B year of the State School Almeida Cavalcanti (EEAC). In this context, qualitative research was conducted, and the method used was a case study, and exploratory and descriptive approach. For this, he emphasized the teaching practice of these EEAC teachers. They provided the data collection instruments, two narrative texts, written by participating teachers in an attempt to raise initial data on their teaching practices; systematic observations of 163 lessons of the teachers participating in the research, aiming to know, closely, as they used the TDIC in the process of teaching and learning developed in the 9th B Year; interviews to check with details, about the design of these teachers regarding teaching practices supported by TDIC; documents such as: education teacher planning and Proposal school Pedagogic with purpose to know about the integration of TDIC in everyday school life. For the collected datas, content analysis procedures were used, relying on Bardin. The results showed the need to rethink the methodology in teaching practice in the use of TDIC in the classroom, which pointed to resource underutilization. Therefore, it is necessary to have a teaching practice supported by TDIC and promote change the concept of education and subject.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectComunicação e tecnologiapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)por
dc.subjectTDICpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDigital technologies of information and communicationeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleAs tecnologias digitais de informação e comunicação na prática docente da Escola Estadual Almeida Cavalcantipor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6509399341085745por
dc.contributor.advisor1Ferrete, Anne Alilma Silva Souza-
dc.description.resumoAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são recursos que estão ao alcance da maioria da população para diversas finalidades, dentre elas, de poder contribuir no processo educativo do cidadão. Nesse sentido, a dissertação teve como objetivo geral compreender o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas práticas de ensino desenvolvida no 9º Ano B da Escola Estadual Almeida Cavalcanti (EEAC). Dentro desse contexto, foi realizada pesquisa de cunho qualitativo, o método utilizado foi um estudo de caso, e a abordagem exploratória e descritiva. Para isso, enfatizou-se a prática docente desses professores da EEAC. Serviram de instrumentos de coleta de dados dois textos narrativos, escritos pelos professores participantes, na tentativa de levantar dados iniciais sobre suas práticas de ensino; as observações sistemáticas de 163 aulas dos professores participantes da pesquisa, objetivando conhecer, de perto, como eles utilizavam as TDIC no processo de ensino e aprendizagem desenvolvido no 9º Ano B; entrevistas para buscar, com detalhes, informações sobre a concepção desses professores em relação a prática docente apoiada pelas TDIC; documentos como: planejamento de ensino dos professores e Proposta Pedagógica da escola com finalidade de saber sobre integração das TDIC no cotidiano escolar. Para os dados coletados foram utilizados procedimentos de análise de conteúdo, apoiando-se em Bardin. Os resultados evidenciaram a necessidade de repensar a metodologia na prática docente em relação ao uso das TDIC em sala de aula, que apontaram para subutilização do recurso. Portanto, faz-se necessário ter uma prática docente apoiada pelas TDIC e promover mudança da concepção de educação e de sujeito.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IVONALDO_PEREIRA_LIMA.pdf2,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.