Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4786
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorTeixeira, Andréa Cristhina Brandão-
dc.date.accessioned2017-09-26T17:49:26Z-
dc.date.available2017-09-26T17:49:26Z-
dc.date.issued2016-05-05-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Andréa Cristhina Brandão. As tecnologias digitais de informação e comunicação no complexo escolar da rede pública estadual de Santana do Ipanema. 2016. 163 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4786-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the experiences of pedagogical practice with the use of Information and Communication Digital Technologies in classrooms of basic schooling offered in three schools of public schools in Santana do Ipanema, Alagoas. We conducted a social research, with exploratory and descriptive-interventionist approach. Questionnaires were used, which contained open and closed questions, with manager segments, teachers and students to know the subjects and see how teachers have been using the technology in their practice. Data were entered into an electronic spreadsheet and analyzed from the perspective of Bardin Content Analysis. Then we conducted an intervention in order to explore the Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) and reflect on the use of these in school. Its objective was to provide to participants teachers, contact with digital devices to facilitate their teaching activity and motivate student learning, enabling changes in teaching practice from the use of digital information and communication technologies. For this, we use applications and some digital platforms of social interaction already commonly used by teachers and students, like facebook and whatsapp. To evaluate the action, we interviewed representatives of three segments already mentioned. We realize that students are more conservative in the use of digital devices and, despite using them in their personal interactions, not (re) know as facilitators in teaching and learning processes. Pointed out that even the use of these in teaching practice require constant mediation of the teacher, continuing training and service for its technological appropriation, it is this professional who are focused on the use of experiences of TDIC in teaching practice. Thus, much remains to be done so that the participants in the formal educational process can use more efficiently the interactive features provided by TDIC.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectServiços de informaçãopor
dc.subjectEscolarizaçãopor
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)por
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectDigital Technologies of Information and Communicationeng
dc.subjectTDICpor
dc.titleAs tecnologias digitais de informação e comunicação no complexo escolar da rede pública estadual de Santana do Ipanemapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4775719199770766por
dc.contributor.advisor1Ferrete, Anne Alilma Silva Souza-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou analisar as experiências da prática pedagógica com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas salas de aula da escolarização básica ofertada em três escolas da rede pública estadual em Santana do Ipanema, Alagoas. Realizamos uma pesquisa social, com abordagem exploratório-descritiva-intervencionista. Foram aplicados questionários, que continham perguntas abertas e fechadas, com os segmentos gestor, docente e discente, para conhecer os sujeitos da pesquisa e verificar como os professores vêm utilizando as tecnologias em sua prática. Os dados coletados foram digitados em planilha eletrônica e analisados sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin. Depois, realizamos uma intervenção, com o intuito de explorar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e refletir sobre o uso destas na escolarização. Seu objetivo foi propiciar, aos professores participantes, contato com dispositivos digitais com vistas a facilitar sua atividade docente e motivar a aprendizagem discente, possibilitando transformações na prática pedagógica a partir do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Para isso, utilizamos aplicativos e algumas plataformas digitais de interação social já comumente utilizadas por professores e pelos alunos, a exemplo do facebook e whatsapp. Para avaliarmos a ação, entrevistamos representantes dos três segmentos já citados. Percebemos que os alunos são mais conservadores quanto ao uso dos dispositivos digitais e, apesar de os utilizarem em suas interações pessoais, não os (re)conhecem como facilitadores nos processos de ensino e de aprendizagem. Apontamos ainda que o uso destes na prática pedagógica requerem mediação constante do professor, formações contínuas e em serviço para a sua apropriação tecnológica, pois é neste profissional que estão focadas as experiências de uso das TDIC na prática docente. Dessa forma, muito ainda precisa ser feito para que os partícipes do processo educacional formal possam utilizar de forma mais eficiente os recursos interativos proporcionados pelas TDIC.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANDREA_CRISTHINA_BRANDAO_TEIXEIRA.pdf3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.