Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4787
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, France Robertson Pereira da-
dc.date.accessioned2017-09-26T17:49:27Z-
dc.date.available2017-09-26T17:49:27Z-
dc.date.issued2016-05-02-
dc.identifier.citationSILVA, France Robertson Pereira da. Educação e preceitos da fé : o Colégio do Salvador (Aracaju/SE, 1935-1959). 2016. 162 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4787-
dc.description.abstractThe brazilian education, between the decades 1930 and 1940, experienced several transformations, for example the expansion of elementary school and secondary school, associated with the expansion of private schools. In this context, the Colégio do Salvador was founded, an elementary teaching institution administered by women, members of a catholic family originating from the city of Santo Amaro da Purificação, in Bahia, who developed educational processes based on their faith. This thesis aimed to analyse the process of foundation and operation of the first twenty-four years of the school, located in the city of Aracaju - Sergipe. The theoretical framework of the our research starts in 1935, when the Colégio do Salvador was founded, until 1959, when the institution started to offer the secondary education in its first class, like this, our study focused particular attention in the School Culture and School Material Culture. For this research were used: newspapers and magazines of that time; sources and archives of the school; interviews with former students, teachers and principals; photographs; record books among others, and also bibliographic research. As categories of analysis we prioritize: History (LE GOFF, 2003); Memory (LE GOFF, 2003; HALBWACHS, 2006; BOSI, 2013); School Culture (JULIA, 2001). We expect with this study contribute to the education history in Sergipe.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória da educação em Sergipepor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectReligião e culturapor
dc.subjectCultura escolarpor
dc.subjectMemóriaspor
dc.subjectColégio do Salvadorpor
dc.subjectSchool of the Saviorpor
dc.subjectSchool culturepor
dc.subjectHistory of educationpor
dc.subjectMemoriespor
dc.titleEducação e preceitos da fé : o Colégio do Salvador (Aracaju/SE, 1935-1959)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1407646750531874por
dc.contributor.advisor1Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de-
dc.description.resumoA educação brasileira, entre as décadas de 1930 e 1940, passou por várias transformações, a exemplo da expansão do ensino primário e ginasial, associado à ampliação das escolas privadas. Nesse contexto, foi fundado o Colégio do Salvador, instituição de ensino primário, administrado por mulheres, membros de uma família católica, oriunda da cidade de Santo Amaro da Purificação, no interior da Bahia, na qual, desenvolveram processos educativos baseados na fé que professavam. Esta dissertação teve como objetivo analisar o processo de criação e o funcionamento dos primeiros vinte e quatro anos desse colégio, localizado na cidade de Aracaju-SE. O marco que delimita a nossa pesquisa inicia-se no ano de 1935, data da sua fundação, até 1959, quando o Colégio passa a oferecer o curso ginasial. Conferindo suporte a esse estudo, enfocamos a Cultura Escolar e a Cultura Material Escolar, subsídios importantes que serviram para mostrar a relevância desse colégio no período estudado. Para a realização desta investigação utilizamos: jornais e revistas da época; fontes e arquivos existentes no Colégio; entrevistas com ex-alunos, ex-professores e diretores; fotografias; cadernetas, entre outros, além de pesquisa bibliográfica. Como categorias de análises priorizamos: História (LE GOFF, 2003); Memória (LE GOFF, 2003; HALBWACHS, 2006; BOSI, 2013); Cultura Escolar (JULIA, 2001). Espera-se, com esse estudo, contribuir com a historiografia educacional sergipana.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FRANCE_ROBERTSON_PEREIRA_SILVA.pdf4,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.