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dc.contributor.authorSantos, José Augusto Batista dos-
dc.date.accessioned2017-09-26T17:49:50Z-
dc.date.available2017-09-26T17:49:50Z-
dc.date.issued2016-11-22-
dc.identifier.citationSANTOS, José Augusto Batista dos. Os Estados Unidos como nação-modelo no Brasil oitocentista : o caso da instrução pública (1832-1888). 2016. 105 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4805-
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate how the United States of America emerges as a model nation in the official discourse of the Empire of Brazil, through the analysis of the Ministerial Reports issued by the Secretary of State for Empire Business (Secretaria de Estado dos Negócios do Império) between 1832 and 1888, year in which the last Ministerial Report was presented to the Legislative General Assembly, a year before the Proclamation of the Republic which led to the adoption of the US federal system that marked the moment thereafter the country started to be called United States of Brazil. We based our analytical effort on the hypothesis that the representations of that country which can be found in the above-mentioned documents stem from a mythified image of the United States, which comes, for the most part, from the reading practices of Ministers as well as General Inspectors of Primary and Secondary Instruction.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectAntiamericanismopor
dc.subjectCaracterísticas nacionaispor
dc.subjectEstados Unidospor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectAmericanismopor
dc.subjectIdentidade nacionalpor
dc.subjectAmericanismeng
dc.subjectAnti-americanismeng
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectNational identityeng
dc.subjectUnited Stateseng
dc.titleOs Estados Unidos como nação-modelo no Brasil oitocentista : o caso da instrução pública (1832-1888)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2925618212569976por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo investigar o modo como os Estados Unidos da América emergem como nação-modelo no discurso oficial do Império do Brasil, através da análise dos Relatórios Ministeriais emitidos pela Secretaria de Estado dos Negócios do Império entre os anos de 1832 e 1888, data em que é apresentado à Assembleia Geral Legislativa o último Relatório Ministerial referente ao período imperial, a um ano da proclamação da República, que acarretou a adoção do sistema federativo norte-americano, a partir do qual o país passou a se chamar Estados Unidos do Brasil. Norteou nosso esforço de análise a hipótese de que as representações daquele país encontráveis nos documentos enunciados assentam-se numa imagem mitificada dos Estados Unidos, resultante, em sua maior parte, das práticas de leitura dos Ministros e Inspetores Gerais da Instrução Primária e Secundária do Império; isto é, as representações daquele país que subjazem ao discurso desses agentes do governo provinham principalmente dos escritos a que tiveram acesso.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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