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dc.contributor.authorAfro, Luana Leão-
dc.date.accessioned2017-09-26T17:50:09Z-
dc.date.available2017-09-26T17:50:09Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.citationAFRO, Luana Leão. Juvenilização na educação de jovens e adultos no ensino médio : um estudo de caso no município de Salvador Bahia. 2016. 178 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4808-
dc.description.abstractProgressively we have seen the multiplication of the presence of young people between 15 and 24 years enrolled in the form of Youth and Adult Education (EJA) and this continued growth has characterized the juvenilisation phenomenon of Youth and Adult Education in High School. Understanding this process is the central objective of the work. This study seeks to understand what has interfered so that young people leave the regular education entering the EJA modality. In this perspective, it has been a challenge for teachers, in view of the diversity not just age, above all, about the literacy levels and realities of the public this sport. So to analyze the research phenomenon sought to define the profile of these young people, their experiences and life trajectories, identifying the motivations that led young people to drop out of mainstream education and join the Youth and Adult Education MS. In addition the study also aims to identify together with the teachers of this type of education which the main difficulties faced due to juvenilisation experienced in EJA MS. The empirical field research was a Night Centre public schools located in Salvador (Bahia), more precisely in the neighborhood of Oil Palm (Lesser Town). The theoretical-methodological approach adopted was the case study of quantitative quality approach option. As methodological instruments, made use of the questionnaire, Semi-structured interview and document analysis.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectPesquisa educacionalpor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectJuvenilização na educaçãopor
dc.subjectSalvador (BA)por
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectYoungpor
dc.subjectYounger player in educationpor
dc.titleJuvenilização na educação de jovens e adultos no ensino médio : um estudo de caso no município de Salvador Bahiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2986746063578685por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Ana Maria Freitas-
dc.description.resumoProgressivamente tem-se observado a multiplicação da presença de jovens entre 15 e 24 anos matriculados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e este crescimento contínuo tem caracterizado o fenômeno de Juvenilização da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio (EM). Compreender esse processo é o objetivo central deste trabalho. Este estudo busca entender o que tem interferido para que os jovens saiam do ensino regular para ingressarem na modalidade EJA. Nesta perspectiva, isto tem sido um desafio para os docentes, tendo em vista a diversidade não apenas etária, mas, sobretudo, por conta dos diversos níveis de letramento e realidades do público desta modalidade. Assim, para analisar o fenômeno em questão, esta pesquisa buscou delinear o perfil desses jovens, suas experiências e trajetórias de vida, identificando as motivações que levaram os jovens a desistirem do ensino regular e ingressarem na Educação de Jovens e Adultos EM. Além disso, o trabalho também teve o intuito de identificar, junto aos docentes desta modalidade de ensino, quais as principais dificuldades enfrentadas devido à juvenilização experienciada na EJA EM. O campo empírico da investigação foi um Centro Noturno da rede pública estadual localizado em Salvador (Bahia), precisamente no bairro do Dendezeiros (Cidade Baixa). O percurso teórico-metodológico adotado foi a opção estudo de caso de abordagem quali-quantitativa. Como instrumentos metodológicos, fiz o uso do questionário, entrevista Semi-Estruturada e análise documental.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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