Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Luiz Amaropt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:50:16Z-
dc.date.available2017-09-26T17:50:16Z-
dc.date.issued2014-02-27-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4817-
dc.description.abstractScience communication sets as an ally of scientific literacy, since the popularization of knowledge in science and technology (S & T) composes as a beneficial action to the educational process in science, which allows to the citizen to create a critical mindset about the progress, outcomes and limits of science and technology. The aim of this study therefore is to understand how teachers/researchers from UFS evaluate the importance of science communication in UFS Journal, which is produced by the Communications Department of the Federal University of Sergipe, and to what extent this paper enables science literacy. The study is qualitative, and its main informational instrument is the questionnaire, which was answered by 16 teachers/researchers, sources of S&T reports published at UFS Journal - since the first edition printed in 2007 until the first edition of 2013, totaling 9 editions. The results showed that the UFS researchers realize the importance of science communication as a mean for disseminating the knowledge restricted to the general public and, regarding the UFS Journal , they pointed out the problems of frequency, distribution and range of printed as impediments to the performance of the S&T promotional activity. Concerning the relationship between divulgation and scientific literacy, the majority considered these two inseparable elements, indicating the relevance of the first to arrive at the second.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectNotícias científicaspor
dc.subjectJornalismo educativopor
dc.subjectJornalismo científicopor
dc.subjectDivulgação científicapor
dc.subjectJornal UFSpor
dc.subjectAlfabetização científicapor
dc.subjectAssessoria de comunicação.por
dc.subjectEducationeng
dc.subjectJournalism educationaleng
dc.subjectJournalism, Scientificeng
dc.subjectScience newseng
dc.titleO papel do Jornal UFS na divulgação e alfabetização científicaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6584312537480637por
dc.contributor.advisor1Araujo, Maria Inêz Oliveirapt_BR
dc.description.resumoA divulgação científica configura-se uma aliada da alfabetização científica, uma vez que a popularização dos conhecimentos em ciência e tecnologia (C&T) constitui uma ação benéfica ao processo educativo em ciências, que possibilita fomentar no cidadão uma mentalidade crítica sobre os avanços, consequências e limites da ciência e tecnologia. O objetivo do presente estudo, assim, é compreender como os professores/pesquisadores da UFS avaliam a importância da divulgação científica presente no Jornal UFS, impresso produzido pela Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (Ascom), e em que medida esse jornal possibilita a alfabetização científica. O estudo é de natureza qualitativa, e teve como principal instrumento informacional o questionário, que foi respondido por 16 professores/pesquisadores, fontes de matérias de C&T do Jornal UFS - desde a primeira edição do impresso em 2007 até a primeira edição de 2013, totalizando 9 edições. Os resultados evidenciaram que os pesquisadores da UFS percebem a importância da divulgação científica como sendo um meio de disseminar os conhecimentos restritos para o público em geral e, no que concerne ao Jornal UFS, eles apontaram os problemas de periodicidade, distribuição e alcance do impresso como empecilhos para o desempenho da atividade de divulgar C&T. No tocante à relação entre divulgação e alfabetização científica, a maioria considerou esses dois elementos indissociáveis, apontando a relevância do primeiro para se hegar ao segundo.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ_AMARO_RIBEIRO.pdf5,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.