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dc.contributor.authorSilva, Waldinei Santos-
dc.date.accessioned2017-09-26T17:50:21Z-
dc.date.available2017-09-26T17:50:21Z-
dc.date.issued2017-01-26-
dc.identifier.citationSILVA, Waldinei Santos. "Written in black and white" : o ensino da língua inglesa no Atheneu Sergipense (1870-1877). 2017. 144 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4824-
dc.description.abstractThis study aims to understand the configuration of English Language discipline in Atheneu Sergipense College, between the years 1870 and 1877. The time frame corresponds to the year in which the Atheneu Sergipense College was created with the entry of the first English language teacher to the year it was set up and regulated the standards for the first entry exam in the chair of the discipline. Therefore, this research is based on the concepts of School Discipline according to Chervel (1990), School Culture of Viñao Frago (1994) and Juliá (2011), and curriculum by Goodson's (1997). Then we mapped the teachers of English discipline, namely: Justiniano de Mello e Silva and Ascendino Ângelo dos Reis in order to comprehendthe configuration of these teachers' work, their performances and contributions to consolidation of English language teaching in Atheneu Sergipense. Finally, we interpret the books worked in the institution as well as the contents, methods, approaches, intentions and authors. To carry out this research, we used as resources the minutes of the Atheneu Sergipense Congregation, the compendiums History of Rome by Goldsmith and Elementos de gramatica ingleza by Dr. Antonio Franco da Costa Meirelles, Public Instruction reports , the Atheneu Sergipense Regulations, Laws governing education in the period and the Journal of Aracaju. Finally, this research has enabled us to understand that the consolidation of English Language discipline in Atheneu Sergipense College was based on essentially grammatical approach over the years with the inclusion of conversational elements.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectColégio Atheneu Sergipensepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória da educação (Sergipe)por
dc.subjectLíngua inglesa (estudo e ensino)por
dc.subjectLinguagens e línguas (estudo e ensino)por
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.subjectHistória das disciplinas escolarespor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectAtheneu Sergipensepor
dc.subjectSecondary educationeng
dc.subjectHistory of school subjectseng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.title"Written in black and white" : o ensino da língua inglesa no Atheneu Sergipense (1870-1877)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5753237099475260por
dc.contributor.advisor1Alves, Eva Maria Siqueira-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo compreender a configuração da disciplina Língua Inglesa no Atheneu Sergipense, entre os anos de 1870 e 1877. O recorte temporal corresponde ao ano em que foi criado o Atheneu Sergipense com o ingresso do primeiro lente de Língua Inglesa até o ano em que foi instituído e regulamentado as normas para o primeiro concurso de ingresso na cadeira dessa disciplina. Para tanto, a pesquisa se apoiou nos conceitos de Disciplina Escolar, segundo Chervel (1990), Cultura Escolar de Viñao Frago (1994) e Juliá (2011), e currículo de Goodson (1997). Para alcançar os propósitos dessa pesquisa, inicialmente, buscamos entender como a disciplina de Língua Inglesa se estabeleceu no programa da Instrução Pública na Província de Sergipe, a seguir compomos um quadro do ensino secundário, no que se refere às finalidades para ensino da língua estrangeira, segundo a reforma Paulino de Souza de 1870. Em seguida, mapeamos os lentes da disciplina de Língua Inglesa, a saber: Justiniano de Mello e Silva e Ascendino Ângelo dos Reis a fim de perceber a configuração do trabalho docente desses lentes, suas atuações e contribuições para consolidação do ensino de Língua Inglesa no Atheneu Sergipense. Em seguida, interpretamos os livros trabalhados na instituição, bem como os conteúdos, métodos, abordagens, intencionalidades e autores. Nessa investida de pesquisa, tomamos como fontes as Atas da Congregação do Atheneu Sergipense, os compêndios History of Rome de Goldsmith e Elementos de grammatica ingleza do Dr. Antonio Franco da Costa Meirelles, relatórios da Instrução Pública, Regulamentos do Atheneu Sergipense, leis que regulamentam a educação no referido período e Jornal do Aracaju. Por fim, a investigação nos possibilitou compreender que as configurações da disciplina de Língua Inglesa do Atheneu Sergipense, se pautam numa abordagem essencialmente gramatical ao longo dos anos com a inserção de elementos de conversação.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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